Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Detecção de mórulas e DNA de Ehrlichia canis em sangue e em aspirado de baço em cães naturalmente infectados

Texto completo
Autor(es):
Joice Lara Maia Faria ; Ana Sílvia Dagnone [2] ; Thiago Demarchi Munhoz [3] ; Carolina Franchi João [4] ; Wanderson Adriano Biscola Pereira [5] ; Rosângela Zacarias Machado [6] ; Mirela Tinucci-Costa [7]
Número total de Autores: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária; v. 19, n. 2, p. 98-102, 2010-06-00.
Resumo

O objetivo desse estudo foi comparar a pesquisa de mórulas de Ehrlichia canis e a nPCR em sangue total e em aspirado de baço. Selecionaram-se 40 cães apresentando trombocitopenia associada a sinais e sintomas sugestivos de erliquiose canina. A pesquisa de mórula mostrou que dentre 35 amostras, 17 apresentaram mórulas nas preparações do baço, e duas nos esfregaços feitos a partir da papa leucocitária. O DNA de Ehrlichia canis foi detectado em 29 de 40 amostras de baço e em 30 de 40 no sangue. No presente estudo observou-se que a pesquisa de mórula é mais eficiente nas preparações citológicas obtidas da punção aspirativa do baço e que tanto a nPCR de baço quanto a de sangue foram eficientes no diagnóstico da doença. (AU)

Processo FAPESP: 04/04383-2 - Estudo comparativo de deteccao de dna de ehrlichia canis em sangue total e em aspirado de baco pelo nested pcr de caes naturalmente infectados.
Beneficiário:Mirela Tinucci Costa
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular