Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Tomato yellow vein streak virus: interação com a Bemisia tabaci biótipo B e gama de hospedeiros

Texto completo
Autor(es):
Ana Carolina Firmino [1] ; Valdir Atsushi Yuki [2] ; Adriana Gonçalves Moreira [3] ; Jorge Alberto Marques Rezende [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] USP. ESALQ
[2] APTA. /IAC - Brasil
[3] USP. ESALQ
[4] USP. ESALQ. Depto. de Fitopatologia e Nematologia - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Scientia Agricola; v. 66, n. 6, p. 793-799, 2009-12-00.
Resumo

O Tomato yellow vein streak virus (ToYVSV) é uma espécie putativa de begomovirus que infecta o tomateiro (Solanum lycopersicon) em diversas regiões do Brasil onde se cultiva essa solanácea, sendo a espécie prevalente no estado de São Paulo até 2005. Estudou-se a interação do ToYVSV com a Bemisia tabaci biótipo B e identificaram-se hospedeiras alternativas deste vírus. Os períodos de acesso mínimo de aquisição (PAA) e de inoculação (PAI) foram de 30 min e 10 min, respectivamente. A porcentagem de plantas infectadas chegou até cerca de 75% após um PAA e PAI de 24 h. O período de latência do vírus no vetor foi de 16 horas. O ToYVSV foi retido pela B. tabaci até 20 dias após a aquisição do vírus. Não foi detectada transmissão do vírus para progênie da B. tabaci biótipo B oriundas de insetos virulíferos. De 34 espécies de plantas testadas como hospedeiras somente Capsicum annuum, Chenopodium amaranticolor, C. quinoa, Datura stramonium, Gomphrena globosa, Nicotiana clevelandii e N. tabacum cv. TNN foram suscetíveis à infecção com o ToYVSV, por meio de inoculação com a B. tabaci. As espécies susceptíveis ao ToYVSV serviram de fonte de inóculo para a transmissão do vírus para tomateiros por meio de B. tabaci biótipo B. (AU)

Processo FAPESP: 06/51608-5 - Estudo da interacao do tomato yellow vein streak virus (toyvsv) com a bemisia tabaci biotipo b e identificacao de hospedeiras alternativas do virus.
Beneficiário:Ana Carolina Firmino
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado
Processo FAPESP: 06/51601-0 - Estudo da interacao do tomato yellow vein streak virus (toyvsv) com a bemisia tabaci biotipo b e identificacao de hospedeiras alternativas do virus.
Beneficiário:Jorge Alberto Marques Rezende
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular