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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Leitura compartilhada: interação entre pais e filhos em situação natural

Texto completo
Autor(es):
Lívia Gabriela Campos Balog [1] ; Priscila Benitez [2] ; Aline Roberta Aceituno da Costa [3] ; Camila Domeniconi [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Brasil
[2] Universidade Federal do ABC. Centro de Matemática, Computação e Cognição. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Departamento de Fonoaudiologia - Brasil
[4] Universidade Federal de São Carlos. Centro de Educação e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Estudos de Psicologia (Campinas); v. 41, 2024-04-22.
Resumo

RESUMO Objetivo O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar como os pais realizam a leitura compartilhada com seus filhos, naturalmente, sem instruções específicas. Adicionalmente, foi avaliado o efeito de uma intervenção breve para ensinar pais a usarem estratégias de leitura compartilhada. Método Participaram quatro famílias com crianças entre quatro e cinco anos sem diagnóstico de qualquer transtorno. Foram analisadas filmagens que os pais realizaram em suas casas de um momento de leitura compartilhada e para análise da intervenção foi mensurado o número de utilização das estratégias de estímulo da linguagem pelos pais e medidas de linguagem das crianças. Resultados A descrição da situação natural gerou quatro categorias de análise: organização do espaço físico, contato com o livro, forma como a história é contada e relação afetiva entre pais e filhos. Após a intervenção breve foram encontradas melhorias em todas as variáveis medidas quando comparadas aos dados pré-intervenção. Conclusão Discute-se a importância de orientar as famílias a utilizarem mais estratégias de estímulo de linguagem no contexto de leitura compartilhada, para enriquecer as oportunidades de fala da criança. (AU)

Processo FAPESP: 18/23221-6 - Avaliação de uma intervenção naturalística no ensino da linguagem pelos pais a crianças com deficiência intelectual
Beneficiário:Lívia Gabriela Campos Balog
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado