Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Confiabilidade e validade de construto da Escala de Avaliação de Incapacidade na Demência - Versão Longa (DADL-BR)

Texto completo
Autor(es):
Mariana Boaro Fernandez Canon [1] ; Fernanda Pinheiro da Silva [2] ; Karen Rosângela Silva de Souza Saviotti [3] ; Isabelle Gélinas [4] ; Naira de Fátima Dutra Lemos [5] ; Marcia Maria Pires Camargo Novelli [6]
Número total de Autores: 6
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo - Brasil
[2] Universidade Federal de São Paulo - Brasil
[3] Universidade Federal de Minas Gerais - Brasil
[4] McGill University - Canadá
[5] McGill University - Canadá
[6] Universidade Federal de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 6
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: CADERNOS BRASILEIROS DE TERAPIA OCUPACIONAL-BRAZILIAN JOURNAL OF OCCUPATIONAL THERAPY; v. 32, 2024-04-15.
Resumo

Resumo Objetivos Avaliar a confiabilidade teste-reteste (intra e inter-examinadores) e a validade de construto da Versão Longa da Escala de Avaliação de Incapacidade na Demência - Versão Longa (DADL-BR). Métodos O DADL-Br foi aplicado em 58 cuidadores/familiares de idosos com demência. A confiabilidade inter-examinadores (n = 30) e intrae-xaminadores (n = 28) foi avaliada pelo teste kappa e coeficiente de correlação de Pearson, e a consistência interna foi avaliada pelo Alfa de Cronbach. A validade de construto (n = 48) foi realizada comparando-se o DADL-BR com o Mini Exame do Estado Mental (MEEM). Resultados Os resultados intra e inter-examinadores demonstraram boa confiabilidade (0,72 e 0,74), bem como correlações quase perfeitas (0,99) tanto para confiabilidade inter quanto intra-examinadores. A consistência interna foi excelente (0,87) e os resultados demonstraram boa correlação (0,74) entre o DADL-BR e o MEEM na análise de validade de constructo. Conclusões O DADL-BR pode ser considerado um instrumento confiável e com boa validade de constructo, considerando-se a consistência interna e a confiabilidade teste-reteste, e útil para avaliar o perfil de desempenho ocupacional de idosos com demência. (AU)

Processo FAPESP: 13/10943-0 - Proposta de uma versão longa da escala de avaliação de incapacidade na demência (DAD-Br)
Beneficiário:Mariana Boaro Fernandez Canon
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado