Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeitos do filme de partículas nos parâmetros ecofisiológicos de duas espécies arbóreas sob restrição hídrica

Texto completo
Autor(es):
Anderson dos Santos [1] ; Roberta S. N. de Lima [2] ; Emerson de Lima [3] ; Alexandre M. da R. F. Jardim [4] ; Elania F. da Silva [5] ; Ricardo A. Ferreira Júnior [6] ; Flávia de B. P. Moura [7] ; José V. Silva [8]
Número total de Autores: 8
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de Alagoas - Brasil
[2] Universidade Federal de Alagoas - Brasil
[3] Universidade Federal de Alagoas. Exact Sciences Center - Brasil
[4] Universidade Estadual Paulista. Department of Biodiversity - Brasil
[5] Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Department of Agricultural and Forestry Sciences - Brasil
[6] Universidade Federal de Alagoas - Brasil
[7] Universidade Federal de Alagoas - Brasil
[8] Universidade Federal de Alagoas - Brasil
Número total de Afiliações: 8
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. Caatinga; v. 37, 2024-06-07.
Resumo

RESUMO O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do uso do filme de partículas associado a dois regimes hídricos sobre os parâmetros ecofisiológicos de plantas jovens de duas espécies nativas do semiárido brasileiro (Tabebuia aurea e Ziziphus joazeiro). Os experimentos foram conduzidos em blocos casualizados em esquema fatorial 2 × 2, com nove repetições. Os tratamentos utilizados foram aplicação de filme de partículas (Surround® WP) na concentração de 5% e sem filme ou 0%, e dois regimes hídricos de irrigação baseados na evapotranspiração de referência (ETo), irrigado com 100% da ETo e não irrigado ou 0% da ETo. As determinações das trocas gasosas foram realizadas aos 0, 15, 30 e 45 dias após a aplicação dos tratamentos, enquanto as análises dos pigmentos fotossintéticos foram realizadas apenas ao final do experimento. As espécies Tabebuia aurea e Ziziphus joazeiro apresentaram tolerância ao estresse hídrico, demonstrada pela elevada eficiência no uso da água. Por outro lado, a aplicação de filme de partícula causou aumento na condutância estomática, transpiração e na eficiência intrínseca do uso da água e reduções na temperatura foliar e na eficiência instantânea do uso da água pelas plantas de ambas as espécies estudas. O filme de partículas foi eficiente em conferir propriedades fotoprotetoras verificadas pelo aumento no teor de pigmentos fotossintéticos. No entanto, a utilização desse filme requer investigações mais aprofundadas, que possam permitir um melhor entendimento de seu manejo em espécies arbóreas do semiárido brasileiro. (AU)

Processo FAPESP: 23/05323-4 - Fenologia vegetal e informações ambientais para biodiversidade e mudanças climáticas
Beneficiário:Alexandre Maniçoba da Rosa Ferraz Jardim
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico