Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Pólen estocado nos ninhos de abelhas dos gêneros Partamona, Scaura e Trigona (Hymenoptera, Apidae)

Texto completo
Autor(es):
Rech, Andre Rodrigo [1] ; Absy, Maria Lucia [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Estadual Campinas UNICAMP, Inst Biol IB, Programa Posgrad Ecol PPGECO, BR-13083970 Campinas, SP - Brazil
[2] Inst Nacl Pesquisas Amazonia INPA, BR-69060001 Manaus, Amazonas - Brazil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Entomologia; v. 55, n. 3, p. 361-372, JUL-SEP 2011.
Citações Web of Science: 13
Resumo

Abelhas e plantas estabeleceram ao longo do tempo evolutivo uma relação mutualística. Buscando contribuir para o entendimento dessa relação, foi analisado o pólen estocado por colônias de abelhas-sem-ferrão distribuídas ao longo do rio Negro. Foram estudados potes de pólen de 14 espécies de Meliponini dos gêneros Partamona, Scaura e Trigona. O material polínico foi retirado dos potes de pólen, homogeneizado e preparado segundo técnica usual de acetólise. Foram calculados a sobreposição de nicho trófico e o agrupamento das espécies pela similaridade de nichos. Foi identificado o total de 78 tipos polínicos, pertencentes a 36 famílias, sendo 37 destes, considerados atrativos, enquanto 16 foram promotores de eventos de especialização temporária. Com os resultados obtidos foi possível indicar uma lista de plantas de importância para a meliponicultura na Amazônia. (AU)

Processo FAPESP: 98/11605-9 - Meliponini neotropicais: o gênero Partamona Schwarz, 1939 (Hymenoptera, Apidae, Apinae): bionomia e biogeografia
Beneficiário:João Maria Franco de Camargo
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular