Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

“Indios muzicos” do século XVIII: a banda indígena do Embu (1783-1829)

Texto completo
Autor(es):
Daniel Issa Gonçalves [1] ; Paulo Augusto Castagna [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: REVISTA VORTEX-VORTEX MUSIC JOURNAL; v. 12, 2024-12-13.
Resumo

Resumo Aldeamento indígena desde o século XVII, o Embu possuía como característica a presença de diversos músicos entre seus habitantes. De acordo com D. Duarte Leopoldo e Silva, arcebispo de São Paulo, a “banda do Embu” era formada por “indios” guaianazes sendo “a melhor das redondezas, senão a única, e era “como parte obrigada das grandes solenidades da vizinhança, e até mesmo de Itanhaém e Bragança”. Tendo em vista a relevância do tema para a historiografia da música no Brasil, empreendemos uma pesquisa nos Maços de População de São Paulo (1765 a 1850) em busca de registros de músicos no aldeamento do Embu. A seguir, cruzamos as informações obtidas com os registros da paróquia do Embu, para encontrar marcos importantes na vida familiar dos indivíduos identificados de forma a reconstituir a biografia e a trajetória desses músicos indígenas esquecidos. (AU)

Processo FAPESP: 22/11899-3 - Música e musicistas nos Maços de População da Capitania e da Província de São Paulo (1765-1850)
Beneficiário:Daniel Issa Gonçalves
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado