Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Variabilidade espacial de atributos físicos de um argissolo sob diferentes curvaturas do relevo

Texto completo
Autor(es):
Camargo, Livia Arantes [1] ; Marques Junior, Jose [2] ; Pereira, Gener Tadeu [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP Jaboticabal, Agron Postgrad Program Vegetal Prod, BR-14870900 Jaboticabal, SP - Brazil
[2] UNESP Jaboticabal, Soil & Fertilizer Dept, BR-14870900 Jaboticabal, SP - Brazil
[3] UNESP Jaboticabal, Exact Sci Dept, BR-14870900 Jaboticabal, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Ciência do Solo; v. 34, n. 3, p. 617-630, MAY-JUN 2010.
Citações Web of Science: 24
Assunto(s):Geoestatística   Argissolos
Resumo

A influência das formas do relevo tem sido estudada por diversos autores e explica a variabilidade dos atributos do solo na paisagem. Os atributos físicos do solo são dependentes das formas do relevo, e a avaliação desses atributos é importante em sistemas mecanizados como o da cultura de cana-de-açúcar. O presente estudo teve como objetivo caracterizar a variabilidade espacial dos atributos físicos de Argissolos desenvolvidos de arenito e cultivados com cana-de-açúcar bem como a relação desses com as curvaturas do relevo. Uma malha de dimensão de 100 x 100 m foi delimitada em uma área caracterizada pela forma convexa e outra em uma área caracterizada pela forma côncava. As malhas tinham espaçamento regular de 10 x 10 m, e os pontos de cruzamento desse espaçamento determinaram os pontos de coleta das amostras, num total de 121 pontos amostrais georreferenciados. Amostras foram coletadas para determinação dos atributos físicos: agregados, porosidade, densidade do solo, resistência à penetração e umidade nas profundidades 0,00-0,20 e 0,20-0,40 m. Foram realizadas análises estatísticas e geoestatísticas. Todos os atributos, com exceção dos agregados > 2 mm na profundidade de 0,00-0,20 m e dos macroporos nas duas profundidades, apresentaram diferença significativa entre as curvaturas. A área convexa apresentou os maiores valores de diâmetro médio ponderado, diâmetro médio geométrico, agregados > 2 mm, agregados de 2-1 mm, volume total de poros e umidade e os menores valores de densidade do solo e resistência à penetração nas duas profundidades estudadas, em relação à área côncava. A área côncava apresentou maior número de atributos do solo com maior variabilidade espacial. (AU)

Processo FAPESP: 06/05573-5 - Variabilidade espacial de atributos físicos mineralógicos de um argissolo em diferentes formas do relevo sob cultivo de cana-de-açúcar
Beneficiário:Livia Arantes Camargo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado