Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Uso combinado de dados de reflectância, emissividade e elevação do Aster/Terra para estudo de solos tropicais

Texto completo
Autor(es):
Breunig, Fabio Marcelo [1] ; Galvao, Lenio Soares ; Formaggio, Antonio Roberto ; Couto, Eduardo Guimaraes [2]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] INPE, Div Sensoriamento Remoto, BR-12201970 Sao Jose Dos Campos - Brazil
[2] Univ Fed Mato Grosso, Fac Agron & Med Vet, BR-78060900 Cuiaba 78060900, MT - Brazil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Ciência do Solo; v. 33, n. 6, p. 1785-1794, NOV-DEC 2009.
Citações Web of Science: 4
Resumo

Dados de reflectância, emissividade e elevação do sensor ASTER (Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer)/Terra foram usados para caracterizar variações na composição dos solos com a posição em topossequências. Dados normalizados de reflectância do SWIR (shortwave infrared) e de emissividade do TIR (thermal infrared), integrados com a imagem fração-solo de um modelo de mistura espectral, foram avaliados para separar solos expostos de vegetação não fotossinteticamente ativa. Relações de regressão de alguns atributos dos solos com dados de reflectância e emissividade foram aplicadas sobre os pixels de solos expostos. Os valores estimados resultantes foram projetados sobre um modelo digital de elevação gerado a partir dos dados ASTER. Os resultados mostraram que as bandas 5 e 6 do SWIR e 10 e 14 do TIR mediram a feição de absorção das argilas e a de emissividade do quartzo, respectivamente. Essas bandas melhoraram também a discriminação entre vegetação não fotossinteticamente ativa e solos. Apesar das diferenças no tamanho dos pixels e dos locais de amostragem de campo, alguns atributos dos solos foram correlacionados com a reflectância (R² de 0,65 para Al2O3 na banda 6 e de 0,61 para Fe2O3 na banda 3) e a emissividade (R² de 0,65 para fração total de areia com a razão das bandas 10/14). O uso combinado dos dados de reflectância, emissividade e elevação revelou variações na composição dos solos com a topografia em porções específicas da cena. Das maiores para as menores elevações, um decréscimo no conteúdo de Al2O3 e aumento na fração total de areia foram geralmente observados. Isso ocorreu em razão do predomínio de Latossolo Vermelho-Escuro no topo e de sua gradual transição para Latossolo Vermelho-Amarelo na base. (AU)

Processo FAPESP: 05/01737-0 - Uso de dados hiperespectrais coletados pelo sensor Aviris na caracterização da reflectância de solos tropicais
Beneficiário:Lenio Soares Galvão
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular