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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Enfermagem pediátrica e abordagem da família: subsídios para o ensino de graduação

Texto completo
Autor(es):
Semiramis Melani Melo Rocha [1] ; Lucila Castanheira Nascimento [2] ; Regina Aparecida Garcia de Lima [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
[3] Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 10, n. 5, p. 709-714, 2002-10-00.
Área do conhecimento: Ciências da Saúde - Enfermagem
Assunto(s):Saúde da família   Cuidado da criança
Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar instrumentos utilizados na abordagem de enfermagem da família, divulgados na literatura internacional, e fornecer subsídios para sua utilização, pela enfermagem brasileira, na assistência à crianças, em abordagens de saúde da família. As autoras apresentam a experiência de introduzir, no ensino de Enfermagem Pediátrica, uma metodologia de assistência sistematizada cujos instrumentos para levantamento de dados são o APGAR da família, geneograma e ecomapa. Argumentam que esses instrumentos não substituem a fundamentação teórica da assistência nem tão pouco a razão e o discernimento para dar sentido e significado aos dados e encontrar as melhores soluções para o cuidado à criança e sua família. (AU)

Processo FAPESP: 00/09992-6 - Estudo da assistência a criança e ao adolescente
Beneficiário:Semiramis Melani Melo Rocha
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular