Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Mercúrio total em cabelo de crianças de uma população costeira, Cananéia, São Paulo, Brasil

Texto completo
Autor(es):
Luciana A. Farias [1] ; Nathália Renata dos Santos [2] ; Déborah I. T. Favaro [3] ; Elisabete S. Braga [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Comissão Nacional de Energia Nuclear. Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - Brasil
[2] Comissão Nacional de Energia Nuclear. Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - Brasil
[3] Comissão Nacional de Energia Nuclear. Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - Brasil
[4] Universidade de São Paulo. Instituto Oceanográfico - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cadernos de Saúde Pública; v. 24, n. 10, p. 2249-2256, 2008-10-00.
Resumo

Os níveis de mercúrio (Hg) total em cabelos estão diretamente relacionados à alimentação, particularmente ao consumo de peixes por populações costeiras com grande representação caiçara. No presente estudo foram avaliados os níveis de mercúrio total em cabelos de crianças com idade entre 4 e 12 anos, pertencente a três escolas públicas da cidade de Cananéia, São Paulo, Brasil. Os resultados obtidos (mediana e intervalo) para mercúrio total foram de: 0,04mg.kg-1 (0,01-0,77mg.kg-1), 0,39mg.kg-1 (< 0,01-3,33mg.kg-1) e 0,39mg.kg-1 (< 0,01-2,81mg.kg-1) considerando as escolas ES1, ES2 e ES3, respectivamente. Em geral, os valores encontrados estiveram bem abaixo do valor preconizado pela Organização Mundial da Saúde para uma população adulta não exposta ao mercúrio (2,0mg.kg-1). Os baixos valores observados e a inexistência de valores de referência para mercúrio total em cabelos de crianças brasileiras possibilitam a consideração desses valores como possível referência nacional em cabelos de populações costeiras, uma vez que foram obtidos em região de baixo impacto ambiental. (AU)

Processo FAPESP: 05/50769-2 - Materia organica na avaliacao de impacto ambiental no meio marinho: bioquimica, biogeoquimica, bioacumulacao e biotoxinas (mobio).
Beneficiário:Elisabete de Santis Braga da Graça Saraiva
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular