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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Apreciação de propagandas de cerveja por adolescentes: relações com a exposição prévia às mesmas e o consumo de álcool

Texto completo
Autor(es):
Alan Vendrame [1] ; Ilana Pinsky [2] ; Roberta Faria [3] ; Rebeca Silva [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Psiquiatria - Brasil
[2] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Psiquiatria - Brasil
[3] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Psiquiatria - Brasil
[4] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Medicina Preventiva - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cadernos de Saúde Pública; v. 25, n. 2, p. 359-365, 2009-02-00.
Resumo

No Brasil, evidências epidemiológicas entre jovens e adolescentes indicam preocupante padrão de consumo de álcool. Entre os fatores que influenciam o consumo dos mais jovens estão as estratégias de publicidade. Pretendeu-se avaliar a relação entre apreciação das propagandas televisivas de cerveja, exposição a essas propagandas e consumo de álcool entre adolescentes. Trinta e duas propagandas recentes foram exibidas a 133 estudantes, de 1º e 2º anos do Ensino Médio de escolas públicas de São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil. Para cada propaganda, atribuíram notas (0 a 10) representando a apreciação e quantas vezes já tinham assistido cada uma anteriormente (exposição). Responderam se consumiam álcool e com qual freqüência. Dez das 32 propagandas foram incluídas na análise estatística (as cinco mais e as cinco menos apreciadas). As cinco propagandas mais apreciadas já tinham sido assistidas anteriormente, o que não ocorreu com as menos pontuadas. Ademais, entre as cinco mais apreciadas, notas estatisticamente maiores foram atribuídas pelos adolescentes que consumiram cerveja no último mês. O estudo encontrou uma relação positiva entre apreciação e exposição, bem como com o consumo de álcool. (AU)

Processo FAPESP: 03/06250-7 - Os jovens e a propaganda de bebidas alcoólicas no Brasil
Beneficiário:Ilana Pinsky Streinger
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores
Processo FAPESP: 04/13564-0 - Os jovens e a propaganda de bebidas alcoólicas no Brasil
Beneficiário:Ilana Pinsky Streinger
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Jovens Pesquisadores