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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

O direito ambiental na sala de aula: significados de uma prática educativa no ensino médio

Texto completo
Autor(es):
Carmen Roselaine de Oliveira Farias [1] ; Washington Luiz Pacheco de Carvalho [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Carlos
[2] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Departamento de Física e Química
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência e Educação; v. 13, n. 2, p. 157-174, 2007-08-00.
Resumo

Neste trabalho, apresentamos um determinado evento de Educação Ambiental realizado no âmbito do Ensino Médio. Por meio do estudo e da transformação de um caso judicial ambiental em material educativo, foi proposto um minicurso sobre os impactos socioambientais decorrentes da formação do reservatório da Usina Hidrelétrica Três Irmãos, construída no curso do rio Tietê, no interior do Estado de São Paulo (Brasil). O objetivo geral da pesquisa foi analisar as potencialidades deste caso de Direito Ambiental para subsidiar práticas de Educação Ambiental. O minicurso baseou-se em aulas dialogadas, trabalhos em grupos e dramatizações. Ao final, foram realizadas entrevistas com os alunos participantes a fim de se compreenderem os significados atribuídos por eles a esse evento; e, pela análise fenomenológica, foi possível construir e discutir algumas perspectivas educativas para tratar do Direito Ambiental na escola. (AU)

Processo FAPESP: 01/05732-2 - O direito ambiental levado à escola através do estudo de casos
Beneficiário:Carmen Roselaine de Oliveira Farias
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado