Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A hiperventilação otimizada preserva o 2,3-difosfoglicerato no traumatismo craniencefálico grave

Texto completo
Autor(es):
Rayne Borges Torres [1] ; Renato Giuseppe Giovanni Terzi [2] ; Antônio Luís Eiras Falcão ; Nelci Fenalti Höehr [4] ; Venâncio Pereira Dantas Filho [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Faculdades Integradas de Patos - Brasil
[2] UNICAMP. FCM
[4] UNICAMP. FCM. Clinical Pathology Department
[5] UNICAMP. FCM
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivos de Neuro-Psiquiatria; v. 65, p. 739-744, 2007-09-00.
Resumo

INTRODUÇÃO: A concentração de 2,3-difosfoglicerato nos eritrócitos (2,3-DPG/Hct) aumenta como ocorrência fisiológica ao aumento do pH e à hiperventilação. Esta resposta foi testada em pacientes com traumatismo craniencefálico (TCE) grave. MÉTODO: A concentração de 2,3-DPG/Hct foi medida diariamente, durante seis dias, em 11 pacientes com TCE grave necessitando de hiperventilação otimizada por causa da hipertensão intracraniana. RESULTADOS: Houve correlação entre o pH e a concentração de 2,3-DPG/Hct. A concentração de 2,3-DPG/Hct permaneceu predominantemente dentro da normalidade, com ligeira tendência à elevação no sexto dia de estudo. Houve correlação entre a concentração de 2,3-DPG/Hct e a pressão parcial de oxigênio que satura 50% da hemoglobina (P50st), confirmando a consistência dos dados. CONCLUSÃO: A esperada resposta fisiológica de aumento progressivo da concentração de 2,3-DPG/Hct não foi observada. Este fato pode ser explicado pela aplicação intermitente e não sustentada de hiperventilação, como ditado pelo protocolo clínico de ventilação otimizada. (AU)

Processo FAPESP: 00/02498-6 - Avaliação do transporte de oxigênio e do metabolismo do 2,3 - DPG em pacientes com traumatismo cranioencefálico grave submetidos ao controle de ventilação otimizada
Beneficiário:Rayne Borges Torres
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado
Processo FAPESP: 99/12920-8 - Avaliacao do transporte de oxigenio e do metabolismo do 2,3-dpg em pacientes com traumatismo craniencefalico grave.
Beneficiário:Renato Giuseppe Giovanni Terzi
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular