Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Pesquisa de compra de bebidas alcoólicas por adolescentes em duas cidades do Estado de São Paulo

Texto completo
Autor(es):
Marcos Romano [1] ; Sérgio Duailibi [2] ; Ilana Pinsky [3] ; Ronaldo Laranjeira [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Psiquiatria. Unidade de pesquisa em álcool e outras drogas - Brasil
[2] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Psiquiatria. Unidade de pesquisa em álcool e outras drogas - Brasil
[3] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Psiquiatria. Unidade de pesquisa em álcool e outras drogas - Brasil
[4] Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Psiquiatria. Unidade de pesquisa em álcool e outras drogas - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista de Saúde Pública; v. 41, n. 4, p. 495-501, 2007-08-00.
Resumo

OBJETIVO: O consumo de álcool é um problema de saúde pública. A disponibilidade comercial é um importante fator no estímulo ao consumo de álcool por adolescentes. O objetivo do estudo foi verificar com que freqüência menores de 18 anos conseguem comprar bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais. MÉTODOS: Adolescentes com idades entre 13 e 17 anos tentaram comprar bebidas alcoólicas em uma amostra aleatória de estabelecimentos comerciais em Paulínia (N=108) e Diadema (N=426), no Estado de São Paulo. O estudo foi realizado em novembro e dezembro de 2003 em Paulínia e de julho de 2004 a agosto de 2005 em Diadema. Eles foram orientados a não mentir sobre sua idade quando questionados e a dizer que a bebida era para consumo próprio. Os testes estatísticos realizados foram bi-caudais e o nível de significância considerado foi de p<0,05. RESULTADOS: Adolescentes abaixo da idade mínima legal conseguiram comprar bebidas alcoólicas em uma primeira tentativa em 85,2% dos locais testados em Paulínia e em 82,4% em Diadema. Os adolescentes compraram bebidas alcoólicas com a mesma facilidade em todos os estabelecimentos pesquisados. CONCLUSÕES: Os dados mostraram uma quase unânime facilidade de obtenção de bebidas alcoólicas, sugerindo a relevância do problema nestas cidades (e provavelmente no Brasil). Ressalta-se a importância da adoção de políticas específicas para esta faixa etária, no sentido de reduzir o consumo de álcool. (AU)

Processo FAPESP: 01/13136-0 - Realização de um ensaio comunitário na cidade de Paulínia com o objetivo de reduzir o consumo global de álcool e tabaco
Beneficiário:Ronaldo Laranjeira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas