Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Anormalidades estruturais cerebrais em esquizofrenia de início precoce

Texto completo
Autor(es):
Maria Cristina Lombardo Ferrari [1] ; Luci Kimura [2] ; Luciana M. Nita [3] ; Hélio Elkis [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Hospital das Clínicas
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Hospital das Clínicas
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Hospital das Clínicas
[4] Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento e Instituto de Psiquiatria
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivos de Neuro-Psiquiatria; v. 64, p. 741-746, 2006-09-00.
Resumo

INTRODUÇÃO: Poucos estudos investigaram anormalidades cerebrais em esquizofrenia de início precoce. OBJETIVO: Avaliar anormalidades cerebrais em tomografias computadorizadas (TC) em pacientes com esquizofrenia de início precoce. Método: Foram comparadas TCs de pacientes com esquizofrenia de início na infância (6-11 anos de idade) (N=6) e na adolescência (12-17 anos de idade) (N= 9). O diagnóstico foi feito de acordo com os critérios do DSM-III-R. A dilatação ventricular foi medida pela Razão Ventricular-Cerebral (VBR) e a atrofia cortical (avaliação da proeminência pré-frontal), pelo Índice de Atrofia Pré-Frontal (PFAI). RESULTADOS: Houve uma diferença do VBR, mas não do PFAI, entre pacientes e controles [8,26±2.79, e 5,71±3,26 (p=0,029), e [2,72±1,77, e 3,21±1,53 (p=0,424)]. A comparação entre crianças e adolescentes com esquizofrenia não revelou diferenças nestes parâmetros. CONCLUSÃO: Comparados aos controles, pacientes com esquizofrenia de início precoce na infância ou adolescência apresentam dilatação ventricular mais pronunciada. Nao houve diferenças em relação à atrofia pré-frontal. (AU)

Processo FAPESP: 97/11022-0 - Meta-analise dos trabalhos de neuro-imagem que relacionam alteracoes estruturais cerebrais com a psicopatologia na esquizofrenia.
Beneficiário:Luci Hiramatsu Kimura
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo FAPESP: 97/13958-3 - Alteracoes estruturais cerebrais em pacientes com esquizofrenia de inicio na infancia ou na adolescencia.
Beneficiário:Luciana Miwa Nita
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica