Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Origem do conhecimento sobre HIV/Aids: entre o pessoal e o acadêmico

Texto completo
Autor(es):
Ione Morita [1] ; Margareth Aparecida Santini de Almeida [2] ; Karina Pavão Patrício [3] ; Felipe Augusto Horácio Ribeiro [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Faculdade de Medicina de Botucatu
[2] Faculdade de Medicina de Botucatu
[3] Faculdade de Medicina de Botucatu
[4] Faculdade de Medicina de Botucatu
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. bras. educ. med.; v. 36, n. 2, p. 197-203, 2012-06-00.
Resumo

Há um conhecimento acumulado sobre HIV/AIDS após duas décadas de epidemia, no entanto, estudos mostram a necessidade de mudanças na abordagem do ensino para transformação das posturas dos futuros profissionais. Neste contexto, objetivou-se identificar o conhecimento sobre HIV/AIDS entre alunos do 5º ano de um curso de medicina. Encontrou-se uma auto-avaliação positiva sobre o conhecimento em relação ao HIV/AIDS atrelado à formação durante a graduação, principalmente no que diz respeito à biossegurança para o exercício profissional. Já em relação ao comportamento sexual, a formação acadêmica não teve o mesmo impacto, pois os estudantes indicam como determinante no exercício da sexualidade o conhecimento prévio, adquirido através da mídia, ensino médio, relações familiares e sociais. Os resultados apresentados mostraram que a instituição formadora deve ser responsável pela consciência crítica capaz de desenvolver a prevenção como a melhor forma de controlar a doença. Mas, este tipo de ensinamento tem que fazer sentido para o aluno enquanto futuro profissional da saúde e principalmente enquanto cidadão exposto a riscos. (AU)

Processo FAPESP: 07/07895-2 - Conhecimento e atitudes em relação ao HIV/AIDS entre estudantes de medicina do 5º ano.
Beneficiário:Felipe Augusto Horacio Ribeiro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica