Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Discalculia do desenvolvimento: avaliação da representação numérica pela ZAREKI-R

Texto completo
Autor(es):
Paulo Adilson da Silva [1] ; Flávia Heloísa dos Santos [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
[2] Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psicologia : Teoria e Pesquisa; v. 27, n. 2, p. 169-177, 2011-06-00.
Resumo

O presente estudo investigou aspectos da representação numérica (processamento numérico e cálculo) e memória operacional de crianças com transtornos de aprendizagem. Participaram 30 crianças de idade entre 9 e 10 anos, ambos os gêneros, divididas em dois grupos: sem dificuldade em aritmética (SDA; N=11) e com dificuldade em aritmética (CDA; N=19), avaliadas pela ZAREKI-R, Matrizes Coloridas de Raven, o Blocos de Corsi e o BCPR. Crianças CDA exibiram escores levemente mais baixos que as SDA quanto ao nível intelectual e nos Blocos de Corsi. Na ZAREKI-R apresentaram prejuízo nos subtestes ditado de números, cálculo mental, problemas aritméticos e total. Crianças CDA apresentaram déficits específicos em memória operacional visuoespacial e comprometimento em processamento numérico e cálculo, compatível com discalculia do desenvolvimento. (AU)

Processo FAPESP: 05/60375-1 - Habilidades matematicas e memoria visual: avaliacao neuropsicologica de criancas com dificuldades de aprendizagem entre 9 e 10 anos.
Beneficiário:Paulo Adilson da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica