Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Análise espacial da violência urbana baseada em dados de pronto-socorro

Texto completo
Autor(es):
Liliam Pereira de Lima [1] ; Julio da Motta Singer [2] ; Paulo Hilário do Nascimento Saldiva [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Logx Assessoria Financeira e Estatística - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Instituto de Matemática e Estatística - Brasil
[3] USP. Faculdade de Medicina - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista de Saúde Pública; v. 42, n. 4, p. 648-655, 2008-08-00.
Resumo

OBJETIVO: Estimar a intensidade espacial de eventos violentos utilizando metodologia estatística baseada em ondaletas (wavelets) e em dados de pronto-socorro. MÉTODOS: Foram analisados dados referentes a vítimas de causas externas atendidas em pronto-socorro municipal localizado na zona Sul da cidade de São Paulo (SP) no período de 1/1/2002 a 11/1/2003. As informações foram obtidas a partir dos registros hospitalares. As 3.540 ocorrências foram localizadas geograficamente e os casos com endereço incompleto foram alocados com base numa escolha aleatória uniforme. Processos pontuais e técnicas de ondaletas foram utilizados para estimar a intensidade espacial, definida como o número esperado de eventos por unidade de área. RESULTADOS: Do total de ocorrências georreferenciadas, 59% foram acidentes e 40% agressões. A intensidade estimada indica que a distribuição espacial dos eventos não é homogênea, concentrando-se em dois distritos e três grandes avenidas localizados na zona Sul da cidade de São Paulo. CONCLUSÕES: A utilização de ondaletas permite obter o número esperado de eventos e respectiva banda de confiança para quaisquer sub-regiões e, conseqüentemente, calcular estimativas dos riscos de ocorrência dos eventos de interesse, fornecendo subsídios para a definição de políticas para o enfrentamento da violência urbana. Dados hospitalares combinados com a metodologia para estimação da intensidade de ocorrência provaram-se úteis para estudar a violência urbana. (AU)

Processo FAPESP: 04/15304-6 - Modelos de regressão e aplicações
Beneficiário:Heleno Bolfarine
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático
Processo FAPESP: 01/12913-3 - Epidemiologia da violência criminal na cidade de São Paulo: uma abordagem em macro e microescalas
Beneficiário:Paulo Hilário Nascimento Saldiva
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas