Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Variações anatômicas no aparelho reprodutor masculino de Chaunus ornatus (Wied-Neuwied, 1821) (Anura, Bufonidae)

Texto completo
Autor(es):
Classius de Oliveira [1] ; Lia Raquel de Souza Santos [2] ; Rodrigo Zieri [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. Departamento de Biologia - Brasil
[2] UNESP. IBILCE. Programa de Pós-graduação em Biologia Animal
[3] UNESP. IBILCE. Programa de Pós-graduação em Biologia Animal
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Biota Neotropica; v. 7, n. 1, p. 0-0, 2007-00-00.
Resumo

Este trabalho descreve variações morfológicas nos órgãos e estruturas do aparelho reprodutor masculino em Chaunus ornatus, analisados independentemente das alterações promotoras de variações estruturais. Foram utilizados sete exemplares adultos da espécie, coletados no Município de Botucatu (São Paulo, Brazil) na época de atividade reprodutiva. Os espécimes foram dissecados e medidas do comprimento rostro-cloacal, análises anatômicas descritivas e biométricas foram obtidas. Três destes animais foram encaminhados à rotina histológica para a análise da arquitetura testicular e esquematizada em papel vegetal com caneta nanquim. Análises estatísticas (média, desvio-padrão, teste de Shapiro-Wilk, teste t de Student e Regressão Linear Simples) foram empregadas para interpretação dos resultados. Os testículos de C. ornatus são cilíndricos com coloração branco-leitosa e possuem uma estrutura ovariana rudimentar, o órgão de Bidder, em sintopia com a extremidade testicular cranial. O aparelho reprodutor masculino de C. ornatus apresenta conspícuas variações anatômicas intra e interindividuais, especialmente no que concerne à forma e tamanho dos testículos e dos órgãos de Bidder, os quais não apresentaram relação com o tamanho do indivíduo. Quanto à localização, os testículos dispõem-se ventralmente aos rins, mas ocorrem em alturas diferentes, acompanhando diferenças atribuídas à própria posição dos rins. Nos corpos adiposos abdominais, a disposição e número de prolongamentos que o constitui é variável entre os membros do par, e conseqüentemente entre indivíduos. Histologicamente não foram observadas diferenças quanto ao arranjo do epitélio germinativo na constituição do lóculo seminífero, portanto estas características parecem seguir o padrão da descrição para os demais anuros. A heterogeneidade morfológica quanto às variações anatômicas nessa espécie teve uma constatação pouco significativa. Assim, outros estudos ainda são necessários para o estabelecimento de relações morfológicas e suas implicações filogenéticas, bem como para compreender como as pressões evolutivas atuam moldando a anatomia dessas estruturas nos anuros. (AU)

Processo FAPESP: 02/08016-9 - Ocorrência e morfologia do sistema pigmentar extracutâneo, com ênfase no aparelho reprodutor em anuros: Hyla nana e H. sanborni, Scinax similis e S. fuscovarius (Hylidae), Physalaemus nattereri e P. fuscomaculatus (Leptodactylidae)
Beneficiário:Classius de Oliveira
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular