Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeito da viscosidade e modo de ativação na resistência flexural biaxial e módulo em cimentos resinosos duais

Texto completo
Autor(es):
Marina Di Francescantonio [1] ; Frederick Allen Rueggeberg [2] ; Cesar Augusto Galvão Arrais [3] ; Glaucia Maria Bovi Ambrosano [4] ; Marcelo Giannini [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] State University of Campinas. Piracicaba Dental School - Brasil
[2] Georgia Health Sciences University. School of Dentistry. Department of Oral Rehabilitation - Estados Unidos
[3] University of Guarulhos. School of Dentistry. Department of Operative Dentistry - Brasil
[4] Campinas State University. Piracicaba School of Dentistry. Department of Social Dentistry - Brasil
[5] State University of Campinas. Piracicaba Dental School - Brasil
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Rev. odonto ciênc. (Online); v. 27, n. 2, p. 147-151, 2012-00-00.
Resumo

OBJETIVO: O objetivo do estudo é avaliar o efeito do modo de ativação na resistência flexual biaxial (RF) e módulo (MF) em cimentos resinosos duais. METODOLOGIA: Foram formados oito grupos experientais (n=12) de acordo com cimento resinos (Nexus 2/Kerr Corp. and Variolink II/IvoclarVivadent), modo de ativação (dual ou auto-polimerizado) e viscosidade (baixa e alta). Quarenta e oito discos de cada cimento foram fabridados (0,5 mm espessura por 6,0 mm diametro). Metade dos espécimes foram foto-ativados e a outra metade foi deixado para auto-polimerização. Após dez dias, o teste biaxial foi realizado em máquina de ensaio universal (1,27 mm/min, Instron 5844). Os dados foram analisados estatisticamente por ANOVA e teste Tukey (5%). RESULTADOS: A foto-ativação aumentou a RF e RM para os cimentos em ambas as viscosidades em comparação com os grupos auto-polimerizados. A versão alta viscosidade dos cimentos foto-ativados apresentou maior RF que os cimentos em baixa viscosidade. A viscosidade e o tipo de cimento não influenciam o MF. A foto-ativação aumenta os valores de RF e MF para ambos os cimentos e viscosidades. CONCLUSÃO: O uso de diferentes cimentos com diferentes viscosidades pode influenciar o comportamento biomecânico de cimentos resinoso. (AU)

Processo FAPESP: 06/58813-3 - Efeito da viscosidade de cimentos resinosos na resistencia de uniao, graude conversao e resistencia flexural biaxial.
Beneficiário:Marina Di Francescantonio
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado