Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Mapas conceituais como ferramenta de avaliação na sala de aula

Texto completo
Autor(es):
Paulo Rogério Miranda Correia [1] ; Amanda Cristina da Silva ; Jerson Geraldo Romano Junior [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Ensino de Física; v. 32, n. 4, p. 4402-1-4402-8, 2010-12-00.
Resumo

A utilização dos mapas conceituais (MCs) como ferramenta de avaliação da aprendizagem foi explorada na disciplina Ciências da Natureza, oferecida aos alunos ingressantes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Devido à riqueza e à diversidade das estruturas proposicionais elaboradas pelos alunos, o desafio de corrigir MCs é mais complexo do que a correção de testes de múltipla escolha ou de questões dissertativas. Um procedimento comparativo envolvendo o professor (P), três especialistas em mapeamento conceitual (E) e os alunos (A) foi utilizado para avaliar MCs (n = 109). A pergunta focal dos MCs explorou as relações conceituais entre as observações astronômicas do século XVI, o nascimento da ciência moderna e a ampliação da nossa compreensão sobre o universo. Gráficos de correlação foram elaborados para comparar as avaliações (PxE, PxA e ExA). Os resultados obtidos confirmaram a complexidade do processo de avaliação dos MCs, impondo uma mudança nos procedimentos usualmente adotados na sala de aula. A possibilidade dos alunos serem incluídos no processo avaliativo é confirmada pela correlação verificada entre as avaliações feitas pelo professor e pelos alunos. (AU)

Processo FAPESP: 06/03083-0 - Concept maps as tools for assessing the merge of disciplinary knowledge during chemistry classes at high school.
Beneficiário:Paulo Rogerio Miranda Correia
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Reunião - Exterior
Processo FAPESP: 08/04709-6 - From theory to practice: the foundations for training students to make collaborative concept maps
Beneficiário:Paulo Rogerio Miranda Correia
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Reunião - Exterior