Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Microbiologia de amostras de bancos de córneas destinadas a transplantes, em coelhos

Texto completo
Autor(es):
Kobashigawa, K. K. [1] ; Martins, B. C. [2, 1] ; Massoli, M. C. B. [1] ; Ishizawa, T. H. [1] ; Schocken-Iturrino, R. P. [1] ; Brooks, D. E. [2] ; Laus, J. L. [1]
Número total de Autores: 7
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP, Fac Ciencias Agr & Vet, Jaboticabal, SP - Brazil
[2] Univ Florida, Gainesville, FL - USA
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia; v. 65, n. 1, p. 61-66, FEB 2013.
Citações Web of Science: 0
Resumo

Analisaram-se córneas armazenadas para transplantes tectônicos usando-se suabes coletados de 20 coelhos, visando ao isolamento e à identificação de microrganismos. Após a coleta das amostras, os coelhos foram submetidos à eutanásia, por razões alheias ao estudo, e enucleados. As córneas foram coletadas e armazenadas a fim de se constituir o banco de córneas. O armazenamento deu-se em solução de tobramicina 0,3% a -20ºC, por 30 dias. Após esse período, as córneas foram descongeladas à temperatura ambiente e removidas da solução de antibiótico. Novos suabes foram coletados e submetidos ao isolamento e à identificação dos microrganismos. A flora corneal mostrou-se predominantemente composta por bactérias Gram positivas, sendo o Staphylococcus sp. o mais identificado. Não se verificou crescimento de colônias bacterianas ou fúngicas nas amostras após o armazenamento. Considerando-se a maneira como a pesquisa foi concebida e as injunções do meio em que ela foi realizada, há como admitir, pela ausência de crescimento microbiano nas amostras armazenadas, que a técnica de armazenamento empregada é segura para a estocagem de córneas destinadas a transplantes. (AU)

Processo FAPESP: 09/14384-0 - Microbiologia de amostras de bancos corneais destinadas a transplantes, em coelhos (Oryctolagus cuniculus - Lilljeborgi, 1874)
Beneficiário:Karina Kamachi Kobashigawa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica