Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Diversidade e ocorrência temporal da anurofauna (Amphibia, Anura) em São José dos Pinhais, Paraná, Brasil

Texto completo
Autor(es):
Carlos E. Conte [1] ; Denise de C. Rossa-Feres [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Departamento de Zoologia e Botânica - Brasil
[2] Universidade Estadual Paulista. Departamento de Zoologia e Botânica - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Zoologia; v. 23, n. 1, p. 162-175, 2006-03-00.
Área do conhecimento: Ciências Biológicas - Zoologia
Assunto(s):Anfíbios   Amphibia   Anura   Ecologia de comunidades   Mata Atlântica   Biodiversidade   São José dos Pinhais (PR)
Resumo

A Floresta Atlântica é o bioma com a maior diversidade e taxa de endemismo de anfíbios anuros do mundo. Entretanto, informações sobre a história natural e os padrões de ocorrência das espécies são, em grande parte, ainda desconhecidas para esse bioma. No presente estudo, a diversidade e a ocorrência temporal de espécies de anuros foram determinadas em área de ecótono entre Floresta Ombrófila Densa e Floresta Ombrófila Mista no estado do Paraná, sul do Brasil. No levantamento, realizado entre janeiro de 2003 e maio de 2004, foram registradas 34 espécies de cinco famílias: Bufonidae (duas espécies), Hylidae (17 espécies), Leptodactylidae (13 espécies), Microhylidae (uma espécie) e Ranidae (uma espécie). A riqueza registrada é uma das maiores do Paraná e oito, dos nove hábitats amostrados, apresentaram alta diversidade de espécies. Isso pode ser decorrente do fato da área estudada estar localizada em região de ecótono, o que favoreceu a ocorrência de espécies típicas de cada formação vegetal. Além disso, uma hipótese adicional é a do distúrbio intermediário, decorrente do desmatamento ocorrido até trinta anos atrás, que possibilitou a ocorrência de algumas espécies típicas de áreas abertas. Machos da maioria das espécies (48%) vocalizaram no período chuvoso e quente do ano, mas a proporção de espécies anuais (25%) foi grande, semelhante à encontrada em regiões com clima tropical úmido (30%). A similaridade na composição de espécies de nove localidades no Paraná foi associada à fisionomia vegetal das áreas amostradas. (AU)

Processo FAPESP: 01/13341-3 - Diversidade de anfíbios anuros do estado de São Paulo
Beneficiário:Célio Fernando Baptista Haddad
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Temático