Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Epidendrum secundum Jacq. e E. denticulatum Barb. Rodr. (Orchidaceae): caracteres úteis para a sua delimitação

Texto completo
Autor(es):
Fábio Pinheiro [1] ; Fábio de Barros [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências. Departamento de Botânica - Brasil
[2] Instituto de Botânica - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Hoehnea; v. 34, n. 4, p. 563-570, 2007-00-00.
Resumo

Epidendrum L. é o maior gênero de Orchidaceae na região Neotropical, com cerca de 1.125 espécies. A grande variação que diversas espécies apresentam torna a delimitação do gênero e das próprias espécies um tema bastante controverso. Epidendrum secundum e E. denticulatum são espécies que pertencem à Seção Amphyglottium, a qual inclui algumas das espécies mais variáveis do gênero. Apesar de pertencerem a subseções distintas, devido à morfologia diversa do calo do labelo, são espécies que apresentam muitas semelhanças, no porte geral e morfologia das plantas e na coloração das flores. Como em muitos materiais de herbário a visualização do calo do labelo é difícil, esta semelhança entre as espécies tem gerado diversas identificações trocadas, tanto em herbários quanto em plantas vivas. O objetivo deste trabalho é selecionar um conjunto de caracteres que possa ser utilizado para uma identificação mais precisa dos registros de E. secundum e E. denticulatum. Foram amostrados 30 indivíduos de E. secundum e 26 de E. denticulatum mantidos em cultivo na Seção de Orquidário do Instituto de Botânica de São Paulo, e destes indivíduos foram medidos 20 caracteres quantitativos. Foram empregados métodos de análise multivariada (PCA, UPGMA, DA e Box-Plot) e o Teste t de Student, corrigido pelo critério de Bonferroni. Foram encontrados seis caracteres florais que possuem uma diferença significativa entre E. secundum e E. denticulatum, revelando que técnicas de morfometria podem ser bastante úteis para a delimitação de espécies amplamente variáveis, de difícil circunscrição. É fornecida uma chave para separação entre E. secundum e E. denticulatum. (AU)

Processo FAPESP: 03/03063-1 - Avaliação das relações intra e interespecíficas no complexo Epidendrum secundum e espécies afins, através de AFLP
Beneficiário:Fábio Pinheiro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado