Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Ocorrência e conservação de Touit melanonotus (Aves, Psittacidae) no sul do Brasil

Texto completo
Autor(es):
Marcelo A. V. Vallejos [1] ; Ricardo Belmonte-Lopes ; Louri Klemann-Junior [3] ; Marcos R. Bornschein ; Leonardo R. Deconto [5] ; Eduardo Carrano ; Carlos O. A. Gussoni [7]
Número total de Autores: 7
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Hori Consultoria Ambiental - Brasil
[3] Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação - Brasil
[5] Hori Consultoria Ambiental - Brasil
[7] Universidade Estadual Paulista. Departamento de Zoologia - Brasil
Número total de Afiliações: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: IHERINGIA SERIE ZOOLOGIA; v. 103, n. 1, p. 37-41, 2013-03-00.
Resumo

O apuim-de-costas-pretas [Touit melanonotus (Wied, 1820)] é uma espécie florestal endêmica da Mata Atlântica Brasileira e de relevante interesse conservacionista. Trata-se de uma ave com poucas informações disponíveis acerca de sua história natural e distribuição geográfica e novas observações são importantes fontes de informação para auxiliar na conservação da espécie. Aqui reavaliamos o primeiro registro da espécie e apresentamos novas observações no estado do Paraná, sul do Brasil. As vocalizações atribuídas a T. melanonotus e que consubstanciaram sua ocorrência no estado foram examinadas com auxílio de espectrogramas e identificadas como vozes de Pionopsitta pileata (Scopoli, 1769). Não obstante, T. melanonotus ocorre com certa regularidade no Paraná, como indicado por novos registros da espécie em sete localidades distribuídas por todo o litoral do estado. Esta ave foi registrada principalmente em florestas de terras baixas e, uma vez que esta fisionomia sofre intensas pressões antrópicas, sugerimos que esforços de conservação da espécie devem priorizar a preservação desses hábitats. (AU)

Processo FAPESP: 10/09707-1 - Território, Biologia reprodutiva e Padrões de Distribuição da maria-da-restinga (Phylloscartes kronei)(Aves, Tyrannidae)
Beneficiário:Carlos Otávio Araujo Gussoni
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado