Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Anuros da Reserva Natural Salto Morato, Guaraqueçaba, Paraná, Brasil

Texto completo
Autor(es):
Michel Varajão Garey [1] ; Marília Teresinha Hartmann [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista - UNESP. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas. Departamento de Zoologia e Botânica - Brasil
[2] Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Biota Neotropica; v. 12, n. 4, p. 137-145, 2012-12-00.
Resumo

O objetivo do presente estudo é apresentar a lista de espécies de anfíbios da Reserva Natural Salto Morato (RNSM), uma reserva de Mata Atlântica no Estado do Paraná, sul do Brasil. O parque está localizado no litoral norte do Paraná, na divisa com o Estado de São Paulo. Nós amostramos ambientes lênticos e lóticos, bromélias e serrapilheira durante os meses de setembro de 2006 a março de 2007. Na RNSM foram registradas 42 espécies de anfíbios anuros, pertencentes a nove famílias, sendo uma espécie endêmica da área de estudo. Nós registramos 14 modos reprodutivos dos anuros na área de estudo. Na RNSM, 50% das espécies de anuros ocorreram em mais de 50% das amostragens, 26% das espécies foram registradas entre 25-50% das amostragens e 24% das espécies foram raras, ocorrendo em menos de 25% das amostragens. A RNSM até o presente momento é a área com a maior diversidade de anfíbios e de modos reprodutivos do Paraná. Esses fatores evidenciam a importância da RNSM para a conservação dos anfíbios. (AU)

Processo FAPESP: 08/50575-1 - Estrutura da comunidade de anfibios do parque nacional da serra da bocaina, sao paulo, brasil.
Beneficiário:Michel Varajão Garey
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado