Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Organização e narração de histórias por escolares em desenvolvimento típico de linguagem

Texto completo
Autor(es):
Bento, Ana Carolina Paiva [1] ; Befi-Lopes, Debora Maria
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina. - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Pró-Fono Revista de Atualização Científica; v. 22, n. 4, p. 503-508, 2010.
Área do conhecimento: Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Assunto(s):Desenvolvimento da linguagem   Linguagem infantil   Narração
Resumo

Habilidades narrativas em escolares com desenvolvimento típico de linguagem. Analisar tanto a ordenação de figuras que compõem histórias, quanto a classificação do tipo de discurso empregado na narração dessas histórias por escolares em desenvolvimento típico de linguagem. Participaram deste estudo 60 escolares na faixa etária entre sete e dez anos de idade com desenvolvimento típico de linguagem. Foi utilizada uma série de 15 histórias, representadas por figuras, compostas por quatro cenas cada. Essas sequências foram criadas e classificadas em mecânicas, comportamentais e intencionais, segundo as relações envolvidas entre as personagens. Os dados foram transcritos e analisados conforme o tipo de discurso (descritivo, causal e intencional) e, além disso, foi pontuado o tipo de organização das figuras realizadas pelas crianças. Não foram observadas diferenças entre as faixas etárias em relação à ordenação temporal. Para todas as faixas etárias o discurso predominante foi o do tipo causal e houve diferenças estatisticamente significantes entre as faixas etárias para os tipos de discurso causal e intencional. Também se verificou que com o aumento da complexidade das histórias fornecidas e com o aumento da idade houve aumento do tipo de discurso intencional e diminuição do tipo de discurso descritivo. A capacidade de ordenação temporal já está desenvolvida aos sete anos e os tipos de discurso realizados sofrem influência da idade e do tipo de história fornecida. (AU)

Processo FAPESP: 07/51928-2 - Narração e organização de histórias por crianças com Distúrbio Específico de Linguagem
Beneficiário:Ana Carolina Paiva Bento Gaz
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado