Busca avançada
Ano de início
Entree

Linguagem e persistência em crianças de idade escolar: uma colaboração internacional com o laboratório de cognição infantil da universidade de toronto

Processo: 24/08290-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2024
Data de Término da vigência: 08 de novembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Débora de Hollanda Souza
Beneficiário:Luana Barretto Borges
Supervisor: Jessica Sommerville
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Toronto (U of T), Canadá  
Vinculado à bolsa:23/16409-7 - Você consegue!: linguagem e persistência em crianças de idade escolar, BP.IC
Assunto(s):Desenvolvimento infantil   Linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:child development | Infants | Language | Persistence | Desenvolvimento Sociognitivo e da Linguagem

Resumo

Desde muito pequenos, os bebês são expostos a situações novas e desafiadoras, mas quando são confrontados com os desafios do dia-a-dia, eles precisam ser persistentes. Pesquisas recentes têm demonstrado uma relação entre o tipo de linguagem a qual bebês e crianças são expostos (e.g., elogios que valorizam o esforço x elogios a características das crianças) e a persistência individual dos mesmos em situações desafiadoras. No entanto, até onde vai nosso conhecimento, não há estudos testando possíveis associações entre a linguagem utilizada pelas próprias crianças e a persistência apresentada por elas. Deste modo, o projeto de Iniciação Científica associado a esta proposta (FAPESP nº 2023/16409-7) tem como objetivo investigar uma possível relação entre o tipo de linguagem utilizada por crianças de 7 a 8 anos durante a narração de um livro sem palavras (que apresenta várias situações desafiadoras ao personagem principal) e o desempenho em uma tarefa de persistência. A presente proposta solicita uma Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) para uma visita de 2 meses ao laboratório da Dra. Jessica Sommerville, na Universidade de Toronto. Dr. Sommerville e seu grupo de pesquisa são mundialmente conhecidos por seu trabalho sobre a persistência das crianças. Seu trabalho é especialmente relevante para o projeto de pesquisa do candidato. O estágio de pesquisa proposto proporcionará uma oportunidade única para a candidata aprender mais sobre análises avançadas de dados e desenvolver competências em métodos de investigação, que são altamente relevantes para a sua atual iniciação científica. Mais especificamente, a candidata será treinada em codificação e análise comportamental. Além disso, esta proposta representa uma valiosa oportunidade para iniciar uma colaboração internacional que poderá ser frutífera para estudantes da Universidade Federal de São Carlos que possam estar interessados em seguir esta linha de investigação no futuro.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)