Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Google Scholar, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Morphologic characterization of three mume genotypes selected as rootstocks for peach tree

Texto completo
Autor(es):
Mayer, Newton Alex [1] ; Pereira, Fernando Mendes [2] ; Moro, Fabiola Vitti [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Embrapa Clima Temperado, BR-96001970 Pelotas, RS - Brazil
[2] UNESP, FCAV, Dept Prod Vegetal, BR-14884900 Jaboticabal, SP - Brazil
[3] UNESP, FCAV, Dept Biol Aplicada & Agropecuaria, BR-14884900 Jaboticabal, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Fruticultura; v. 30, n. 3, p. 716-722, 2008.
Área do conhecimento: Ciências Agrárias - Agronomia
Citações Web of Science: 3
Assunto(s):Plantas   Genética vegetal   Pessegueiro   Prunus   Umezeiro
Resumo

O objetivo do presente trabalho foi caracterizar morfologicamente a cultivar 'Rigitano' e os Clones 05 e 15 de umezeiro (Prunus mume Sieb. et Zucc.), selecionados na FCAV/UNESP, como porta-enxertos clonais para a cultura do pessegueiro [Prunus persica (L.) Batsch]. Procedeu-se à coleta e à caracterização morfológica das folhas, ramos, flores, frutos e sementes de plantas-matrizes com 2 anos de idade, mantidas em condições de campo. Não é possível distinguir os Clones 05; 15 e a cultivar 'Rigitano' de umezeiro por meio das características morfológicas e biométricas de suas flores e frutos. Apesar de terem sido detectados o maior comprimento do pecíolo foliar no Clone 05 e as menores dimensões e massa do endocarpo e da semente na cultivar Rigitano, essas características não constituem um método prático de distinção dos genótipos. O Clone 15 pode ser distinguido dos demais genótipos após poda realizada no mês de fevereiro, por meio da ausência de coloração vermelho-escura nas folhas provenientes de ramos jovens com até 50 cm de comprimento. (AU)

Processo FAPESP: 05/50157-7 - Avanços no conhecimento técnico-científico do uso do umezeiro (Prunus mume Sieb. et Zucc.) como porta-enxerto para pessegueiro: comportamento fenológico e produtivo, distribuição do sistema radicular, caracterização morfológica, botânica e molecular de clones
Beneficiário:Newton Alex Mayer
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado