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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A variação na aquisição de regras de sândi externo em português brasileiro

Texto completo
Autor(es):
Mariana Komatsu [1] ; Raquel Santos [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo
[2] Universidade de São Paulo - Brasil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada; v. 23, n. 2, p. 223-244, 2007-00-00.
Área do conhecimento: Linguística, Letras e Artes - Linguística
Assunto(s):Fonologia   Prosódia   Aquisição da linguagem   Gramática   Sistema sonoro   Encontros consonantais   Encontros vocálicos
Resumo

Este artigo analisa a variação na aquisição do sândi externo por uma criança adquirindo português brasileiro. Nossos resultados mostram que essas regras aparecem tão logo a criança começa a combinar duas palavras, mas não são uniformes durante o período de aquisição, estabilizando-se somente por volta de 3;6 anos. Mostramos que a criança usa a elisão como estratégia default, que as exigências segmentais das regras são adquiridas posteriormente às exigências prosódicas e que o uso dessas regras para implementação rítmica não ocorre nos períodos iníciais. Finalmente, nossa análise corrobora a proposta de Scarpa (1997) de que a aquisição prosódica se inicia nos níveis mais altos da hierarquia. (AU)

Processo FAPESP: 04/01806-0 - A aquisição de estratégias rítmicas em português brasileiro
Beneficiário:Raquel Santana Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Pesquisa