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(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Análise de vizinhança de mapas conceituais a partir do uso de múltiplos conceitos obrigatórios

Texto completo
Autor(es):
Paulo Rogério Miranda Correia [1] ; Camila Aparecida Tolentino Cicuto [2] ; Bianca Dazzani [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Brasil
[2] Universidade de São Paulo. Instituto de Física. Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências - Brasil
[3] Universidade de São Paulo. Instituto de Química - Brasil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Ciência e Educação; v. 20, n. 1, p. 133-146, 2014-03-00.
Resumo

Os mapas conceituais (MCs) são úteis para representar o conhecimento e promover a aprendizagem significativa. O objetivo desse trabalho foi utilizar a análise de vizinhança (AViz) para avaliar a aprendizagem dos alunos. Oxigênio, hemácias, células e nutrientes foram conceitos obrigatórios (COs) que deveriam ser utilizados durante a elaboração de um MC para responder à seguinte pergunta: "como os nutrientes e o oxigênio chegam à célula?". Os resultados revelaram que proposições relacionando COs podem ser indicadores de uma adequada compreensão conceitual sobre o tema. Dos 36 MCs considerados, mais de 70% apresentaram 2 ou 3 proposições CO-CO. A AViz é uma maneira simples para identificar proposições com erros ou falta de clareza semântica, permitindo que os professores avaliem o nível de entendimento conceitual dos alunos durante o processo de aprendizagem. (AU)

Processo FAPESP: 13/25868-3 - Ambiente de aprendizagem ativa no Ensino de Bioquímica: implicações para motivação, estratégias de aprendizagem, expectativas, desempenho e avaliação dos alunos sobre a eficiência do ensino
Beneficiário:Camila Aparecida Tolentino Cicuto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado
Processo FAPESP: 12/22693-5 - Avaliação da desorientação provocada por mapas conceituais utilizados como organizadores de materiais de estudo
Beneficiário:Paulo Rogerio Miranda Correia
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular