Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Perspectivas psicossociais para o estudo do cotidiano de trabalho

Texto completo
Autor(es):
Fábio de Oliveira [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Psicologia USP; v. 25, n. 1, p. 41-50, 2014-04-00.
Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar o debate e o aprofundamento teórico e metodológico desenvolvido nos estudos sobre a vida cotidiana no trabalho. A investigação partiu do diálogo interdisciplinar entre a antropologia do trabalho, a ergologia e a psicologia social do trabalho e sistematizou as contribuições mútuas entre esses campos científicos, suas aproximações e seus afastamentos da tematização e da apropriação da atividade humana no trabalho sob a perspectiva do cotidiano. A análise comparativa destacou eixos que diferenciam as formas de aproximação ao objeto, que se referem às relações estabelecidas entre saberes práticos e técnico-científicos e aos modos de intervenção sobre as situações de trabalho. As abordagens comparativas compartilham o interesse em conhecer o trabalho real, o valor conferido aos conhecimentos dos trabalhadores e a sensibilidade às dimensões micropolíticas do cotidiano. Conclui-se que a localização em cada um desses eixos depende da maior ou menor filiação às tradições da antropologia ou da ergonomia. (AU)

Processo FAPESP: 11/11627-9 - As entranhas do trabalho: os estudos sobre o cotidiano laboral em uma perspectiva interdisciplinar
Beneficiário:Fábio de Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Exterior - Pesquisa