Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Rápida avaliação para seleção de plantas tolerantes a metais pesados

Texto completo
Autor(es):
Piotto, Fernando Angelo [1] ; Tulmann-Neto, Augusto [2] ; Franco, Monica Regina [1] ; Boaretto, Luis Felipe [1] ; Azevedo, Ricardo Antunes [1]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Paulo, Escola Super Agr Luiz de Queiroz, Dept Genet, BR-13418900 Piracicaba, SP - Brazil
[2] Univ Sao Paulo, Ctr Energia Nucl Agr, BR-13400970 Piracicaba, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Crop Breeding and Applied Biotechnology; v. 14, n. 1, p. 1-7, MAR 2014.
Citações Web of Science: 9
Resumo

Uma das principais dificuldades nos trabalhos visando a seleção de plantas tolerantes a metais pesados é a própria metodologia para avaliação eficiente de grande número de plantas, gerando poucos resíduos para o meio ambiente. Por esse motivo, propomos uma metodologia simples e eficaz que pode ser aplicada a metais ou outros elementos químicos, partindo de um estudo de caso, no qual selecionamos dois mutantes de tomateiro (cv Micro-Tom) tolerantes ao Cádmio, obtidos por mutagênese com etanosulfonato de metila (EMS). Além destes dois novos mutantes, selecionamos outros 21 com alterações potenciais quanto a respostas a este metal. Por fim, chegamos à conclusão de que o sistema proposto é ideal para trabalhos de seleção de plantas tolerantes a metais pesados e possivelmente a outros elementos, devido à facilidade de montagem da estrutura, baixo custo de implantação, minimização de geração de resíduos e possibilidade de uso em várias espécies e diferentes metais pesados. (AU)

Processo FAPESP: 09/54676-0 - Estresse oxidativo induzido por metais: novas abordagens
Beneficiário:Ricardo Antunes de Azevedo
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático