Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Google Scholar, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Enfermagem e lógica fuzzy: uma revisão integrativa

Texto completo
Autor(es):
Jensen, Rodrigo ; Baena de Moraes Lopes, Maria Helena [1]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Estadual Campinas, Fac Ciencias Med, Dept Enfermagem, BR-13084971 Campinas, SP - Brazil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo de Revisão
Fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 19, n. 1, p. 195-202, 2011.
Área do conhecimento: Ciências da Saúde - Enfermagem
Citações Web of Science: 8
Assunto(s):Lógica fuzzy
Resumo

Este estudo teve como objetivo realizar revisão integrativa, investigando como a lógica fuzzy tem sido utilizada em pesquisas com participação de enfermeiros. A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados CINAHL, Embase, Scopus, MEDLINE e PubMed, sem intervalo de anos especificado. Foram incluídos artigos na língua portuguesa, inglesa e espanhola; com temática relacionada à enfermagem e à lógica fuzzy, e autoria ou participação de enfermeiros. A amostra final foi de 21 artigos, de oito países. Para análise, os artigos foram distribuídos nas categorias: teoria, método e modelo. Na enfermagem, a lógica fuzzy tem contribuído significativamente para a compreensão de temas relativos à imprecisão ou à necessidade do especialista, como método de pesquisa e no desenvolvimento de modelos ou sistemas de apoio à decisão e de tecnologias duras. O uso da lógica fuzzy, na enfermagem, tem demonstrado grande potencial e representa vasto campo para pesquisas. (AU)

Processo FAPESP: 08/51800-9 - Validação e aplicação de um modelo computacional baseado em lógica fuzzy para avaliação da acurácia diagnóstica
Beneficiário:Rodrigo Jensen
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado