Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Efeito da adição de lodo de estação de tratamento de água (ETA) nas propriedades de material cerâmico estrutural

Texto completo
Autor(es):
S. R. Teixeira [1] ; S. A. de Souza [2] ; N. R. de Souza [3] ; P. Aléssio [4] ; G. T. A. Santos [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Departamento de Física, Química e Biologia
[2] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Departamento de Física, Química e Biologia
[3] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Departamento de Física, Química e Biologia
[4] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Departamento de Física, Química e Biologia
[5] Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Departamento de Física, Química e Biologia
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cerâmica; v. 52, n. 323, p. 215-220, 2006-09-00.
Resumo

O resíduo (lodo) gerado nos decantadores das Estações de Tratamento de Água (ETA) possui composição variada, de acordo com a região onde ela está localizada, com o mês de coleta e com o coagulante usado. Neste trabalho foram feitas caracterizações, física, química e mineralógica, deste lodo e ensaios tecnológicos em corpos de prova, com a finalidade de avaliar a possibilidade de incorporação deste resíduo em massa cerâmica para produção de tijolos. Retração linear, absorção de água, porosidade e massa específica aparente e ensaios de resistência à flexão em corpos-de-prova, com diferentes concentrações de lodo, foram avaliadas. Também, foi avaliado o efeito do tipo de floculante usado na ETA, sobre as propriedades dos corpos-de-prova. A análise mineralógica mostrou que estes lodos apresentaram composição parecida com as das argilas usadas pelas cerâmicas. Em geral, a adição destes materiais à massa cerâmica piorou suas propriedades, entretanto, os valores obtidos para as propriedades tecnológicas ainda permaneceram dentro dos valores limites aceitáveis para a produção de tijolos, dependendo da temperatura de queima e da concentração na mistura. O lodo obtido com floculante à base de alumínio, em geral, prejudicou mais as propriedades cerâmicas do que aqueles à base de ferro. Os resultados indicaram que o lodo de ETA pode ser incorporado à massa cerâmica para produzir material cerâmico. (AU)

Processo FAPESP: 01/03888-5 - Aplicação de análise térmica (termogravimétrica-atg e termodiferencial-atd) na caracterização de lodo de obtido em estações de tratamento d'água (ETA) e de esgoto (ETE)
Beneficiário:Nair Rodrigues de Souza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Processo FAPESP: 01/00950-1 - Viabilidade da utilização de resíduos de estações de tratamento de água e de esgoto pela indústria cerâmica
Beneficiário:Sara Alves de Souza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica