Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

A produção independente e a desverticalização da cadeia produtiva da música

Texto completo
Autor(es):
Davi Nakano [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. scola Politécnica. Departamento de Engenharia de Produção
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Gestão & Produção; v. 17, n. 3, p. 627-638, 2010-00-00.
Resumo

Desde o anos 1950, a indústria fonográfica vem passando por transformações sucessivas, comandadas pelo desenvolvimento tecnológico. De um setor dominado por grandes empresas verticalizadas, com pequena diversidade de produtos, ela passou a ser uma indústria na qual pequenas e médias empresas desempenham papel importante na prospecção de tendências e lançamento de produtos. Nela, as atividades de manufatura e distribuição são executadas por fornecedores especializados, e o mercado é compartilhado entre as grandes e as pequenas e médias empresas. A Cadeia de Produção Musical vem passando atualmente por uma fase de incertezas e indefinições, devido às novas possibilidades criadas pela chamada "desmaterialização da música", isto é, a distribuição de música pela internet ou pela telefonia celular. Este texto apresenta a evolução da cadeia de produção musical e destaca dois exemplos de empresas brasileiras que desenvolvem novas atividades e competências que exploram as possibilidades existentes na atual configuração da cadeia brasileira. (AU)

Processo FAPESP: 07/02366-1 - Avaliação do impacto de tecnologia de informação e comunicação na produção musical independente
Beneficiário:Davi Noboru Nakano
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular