Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Método para inoculação de ferrugem da cana-de-açúcar em segmentos de folhas

Texto completo
Autor(es):
Ely O. Garcia [1] ; Marcos V. Casagrande [2] ; Alejandro M. Rago [3] ; Nelson S. Massola Jr. [4]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. ESALQ. Departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola - Brasil
[2] Centro de Tecnologia Canavieira - Brasil
[3] INTA. EEA - Argentina
[4] Universidade de São Paulo. ESALQ. Departamento de Entomologia, Fitopatologia e Zoologia Agrícola - Brasil
Número total de Afiliações: 4
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Fitopatologia Brasileira; v. 32, n. 3, p. 253-256, 2007-06-00.
Resumo

A reação de genótipos de cana-de-açúcar às populações de Puccinia melanocephala é intensamente influenciada por condições ambientais, dificultando as avaliações de genótipos em condições de campo. O trabalho visou desenvolver um método de inoculação de ferrugem em segmentos de folhas, sob condições ambientais controladas. Os segmentos foram obtidos de plantas com 30 dias de idade da variedade suscetível SP70-1143. Estes foram inoculados (2 x 10(4) esporos viáveis/mL) e acondicionados em tubos de ensaio. Os tratamentos consistiram em diferentes condições de incubação, considerando as variáveis (i) uso ou não de câmara úmida após a inoculação; (ii) imersão de ¼ ou ¾ do segmento no líquido do tubo e (iii) adição ou não de benzimidazol na água do tubo. O melhor tratamento consistiu na imersão de 3/4 dos segmentos em tubos com água, sem câmara úmida aplicada após a inoculação. Após incubação (21 ºC ± 1ºC, 12 h de fotoperíodo), os segmentos mantiveram-se viáveis por até 20 dias e apresentaram bom desenvolvimento de ferrugem. O método mostrou resultados equivalentes quando comparado à inoculação de plantas inteiras de três variedades, permitindo discriminar eficientemente suas reações à ferrugem. (AU)

Processo FAPESP: 04/07990-7 - Preservacao de urediniosporos de puccinia melanocephala, agente causal de ferrugem em cana-de-acucar.
Beneficiário:Ely Oliveira Garcia
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica