Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Produção de alface americana em solo e em hidroponia, no inverno e verão, em Jaboticabal, SP

Texto completo
Autor(es):
Anderson L. Feltrim [1] ; Arthur B. Cecílio Filho [2] ; Roberto B. F. Branco [3] ; José C. Barbosa [4] ; Luciana T. Salatiel [5]
Número total de Autores: 5
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP
[2] UNESP
[3] UNESP. Fazenda Experimental Lageado
[4] UNESP
[5] UNESP
Número total de Afiliações: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental; v. 9, n. 4, p. 505-509, 2005-12-00.
Resumo

Embora seja reconhecida como planta típica de clima temperado, a alface possui cultivares melhoradas geneticamente com maior tolerância às temperaturas elevadas, o que possibilita seu cultivo todo o ano. Objetivou-se, com o presente trabalho, avaliar a produção de seis cultivares de alface do grupo americana, cultivadas no solo e em hidroponia, nas estações de inverno e verão. Os experimentos foram conduzidos em casa de vegetação, na UNESP, Jaboticabal, SP. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com três repetições. A produção de massa fresca e seca da parte aérea das cultivares estudadas foi influenciada pela época (inverno ou verão) mas não o foi pelo sistema de cultivo (solo ou hidroponia). O cultivo de verão determinou redução de 28% no acúmulo de massa fresca, constituindo-se em época marginal à produção de alface em Jaboticabal, SP, considerando-se os sistemas de cultivo empregados. (AU)

Processo FAPESP: 98/05617-4 - Avaliacao de cultivares de alface em diferentes epocas e ambientes de cultivo.
Beneficiário:Arthur Bernardes Cecílio Filho
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular