Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Estudo de suspensões de zircônia e magnésia em etanol

Texto completo
Autor(es):
P. J. B. Marcos [1] ; R. H. R. Castro [2] ; D. Gouvêa [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] USP. Escola Politécnica. Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
[2] USP. Escola Politécnica. Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
[3] USP. Escola Politécnica. Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Cerâmica; v. 47, n. 304, p. 187-192, 2001-12-00.
Resumo

A utilização de suspensões como etapa intermediária no processamento da mistura ZrO2-MgO surge como uma alternativa para a obtenção de homogeneidade no produto final. Emerge daí uma relação entre o controle da estabilidade destas suspensões e a obtenção de homogeneidade no produto. O comportamento de suspensões de misturas de óxidos é dependente da característica físico-química da superfície de cada componente, bem como da sua quantidade relativa. Neste trabalho foi estudado o comportamento de cada componente da mistura ZrO2-MgO isoladamente, em suspensão aquosa e etílica, e da mistura em si. Em suspensão etílica, o ZrO2 apresentou elevado potencial negativo, enquanto o MgO, potencial positivo. A explicação destes fenômenos foi relatada mediante análises de espectroscopia de infravermelho por reflectância difusa (DRIFT), revelando reação entre o solvente e a superfície dos óxidos em estudo. É proposto um novo mecanismo para o efeito desaglomerante das suspensões etílicas de ZrO2, em função do elevado potencial eletrostático da suspensão. Por fim, o estudo da suspensão da mistura dos dois materiais na proporção de 3% em massa de MgO (~8,6% em mol) mostrou que, tanto o paH quanto o potencial zeta finais são determinados pela superfície deste último óxido, mesmo estando ele em menor quantidade. (AU)

Processo FAPESP: 99/03375-6 - Produção e caracterização de eletrólitos sólidos cerâmicos de ZrO2 para sensores de oxigênio conformados através da técnica de eletroforese
Beneficiário:Paulo Jorge Brazao Marcos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado
Processo FAPESP: 97/06152-2 - Estudos de dispersões cerâmicas em solventes não aquosos
Beneficiário:Douglas Gouvêa
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores