Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Depressão por endogamia após quatro gerações sucessivas de autopolinização em abóbora

Texto completo
Autor(es):
Antonio Ismael Inácio Cardoso [1]
Número total de Autores: 1
Afiliação do(s) autor(es):
[1] UNESP/FCA. Depto. de Produção Vegetal - Brasil
Número total de Afiliações: 1
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Scientia Agricola; v. 61, n. 2, p. 224-227, 2004-04-00.
Resumo

A estratégia utilizada no melhoramento genético visando híbridos F1 em abóbora é a obtenção de linhagens por autopolinização. Entretanto, a autopolinização aumenta a homozigose média das plantas, que não é a condição genética natural de espécies alógamas, e pode causar a "depressão por endogamia". Este trabalho teve como objetivo verificar se existe depressão por endogamia com sucessivas gerações de autofecundação (sem seleção) em abóbora cultivar Piramoita. Foram obtidas populações a partir da mistura de linhagens com uma a quatro gerações de autofecundação (obtidas pelo método SSD), a partir da população original 'Piramoita' (S0). O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso com cinco tratamentos (diferentes gerações de autofecundação - S0 a S4), seis repetições e cinco plantas por parcela. Realizou-se análise de regressão, utilizando-se o coeficiente de endogamia de Wright (F) para medir o efeito do nível de homozigose sobre a perda de vigor. Houve redução linear do peso médio e comprimento de fruto e produção (número e peso) de sementes por fruto com o aumento no nível de homozigose. Entretanto a endogamia não afetou a qualidade das sementes (peso de 100 sementes e germinação). (AU)

Processo FAPESP: 98/14834-9 - Selecao para aumento de produtividade e qualidade de frutos em abobrinha pira moita (cucurbita moschata duchesne) comparando dois metodos de melhoramento.
Beneficiário:Antônio Ismael Inácio Cardoso
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular