Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Influência do torque e do ângulo articular nas respostas da freqüência cardíaca durante exercício isométrico em homens jovens

Texto completo
Autor(es):
RJ Quitério ; FR Moraes [2] ; L Oliveira [3] ; LC Teixeira [4] ; L Gallo Jr [5] ; AM Catai [6] ; E Silva
Número total de Autores: 7
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: BRAZILIAN JOURNAL OF PHYSICAL THERAPY; v. 11, n. 3, p. 185-190, 2007-06-00.
Resumo

OBJETIVO: Avaliar a influência do ângulo articular nas respostas da freqüência cardíaca (FC) induzida pelo exercício isométrico. MÉTODOS: Dez homens saudáveis (23,8 ± 2,5 anos) foram submetidos a testes de contração voluntária máxima (CVM) isométrica, durante 10s, em um dinamômetro eletrônico, nas seguintes condições experimentais: extensão do joelho nos ângulos de 60º e 90º e flexão do joelho nos ângulos de 30º e 90º. A freqüência cardíaca foi registrada durante o repouso (65s), durante a CVM (10s) e durante o período de recuperação (120s). Os dados de torque médio máximo (TMM) e de variação da FC (deltaFC) foram analisados usando teste de Friedman, com pós-teste de Dunn, e sua correlação foi analisada usando o teste de Spearman (alfa= 0,05). RESULTADOS: 1) TMM foi significativamente maior nos ângulos de 60º e 90º de extensão em relação aos ângulos de 30º e 90º de flexão (p< 0,05), enquanto entre os dois ângulos de flexão e entre os dois de extensão não foram encontradas diferenças significativas; 2) deltaFC foi similar em todas as condições experimentais; 3) Não foi encontrada correlação entre TMM e deltaFC. CONCLUSÕES: Os dados sugerem que a elevação rápida da FC, durante os 10 s de CVM isométrica, independe do ângulo articular e das diferenças morfofuncionais entre os dois grupos musculares estudados. (AU)

Processo FAPESP: 01/07427-2 - Determinacao do limiar de anaerobiose e estudo da variabilidade da frequencia cardiaca durante testes de avaliacao cardiovascular.
Beneficiário:Ester da Silva
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular