Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Nível de atividade física de crianças e adolescentes órfãos por aids

Texto completo
Autor(es):
Cláudia Renata dos Santos Barros [1] ; Eliana Miura Zucchi [2] ; Ivan França Junior [3]
Número total de Autores: 3
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno-Infantil
[2] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno-Infantil
[3] Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Materno-Infantil
Número total de Afiliações: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Epidemiologia; v. 13, n. 3, p. 446-456, 2010-09-00.
Resumo

OBJETIVO: Estimar o nível de atividade física em crianças e adolescentes órfãos por aids, segundo características sociodemográficas e relativas à orfandade. MÉTODOS: Inquérito populacional realizado no município de São Paulo, SP, entre 2006 e 2007, com 235 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos. As crianças foram classificadas como ativas e sedentárias com o ponto de corte em 300 minutos por semana de atividade física. Todas as variáveis foram comparadas entre os dois grupos e entre os sexos. RESULTADOS: Foi observada prevalência de 42% de sedentarismo. A maioria das crianças e adolescentes apresentou locomoção e brincadeiras infantis como principais atividades físicas. Quanto ao nível de atividade física foi observada diferença significativa entre os sexos (p < 0,001). Os meninos eram mais ativos e brincavam mais na rua do que as meninas. CONCLUSÕES: Há alta magnitude de prevalência de sedentarismo entre crianças e adolescentes órfãos por aids, sendo maior entre as meninas. (AU)

Processo FAPESP: 03/10883-5 - Estigma e discriminação relacionados ao HIV/AIDS: impactos da epidemia em crianças e jovens na cidade de São Paulo
Beneficiário:Ivan França Junior
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular