Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do Web of Science, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Avaliação radiográfica da adenoide - sugestão de parâmetros de referência

Texto completo
Autor(es):
Feres, Murilo F. N. [1] ; Hermann, Juliana S. [2] ; Sallum, Ana C. [2] ; Pignatari, Shirley S. N. [2]
Número total de Autores: 4
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Univ Sao Francisco, Fac Odontol, BR-12900000 Braganca Paulista, SP - Brazil
[2] Univ Fed Sao Paulo UNIFESP, Dept Otorhinolaryngol Head & Neck Surg, Sao Paulo - Brazil
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Jornal de Pediatria; v. 90, n. 3, p. 279-285, MAY-JUN 2014.
Citações Web of Science: 1
Resumo

OBJETIVO: o objetivo deste estudo foi de investigar a utilidade de medidas radiográficas destinadas à avaliação da tonsila faríngea a serem utilizadas como potenciais parâmetros de encaminhamento.MÉTODOS: crianças de quatro a 14 anos, de ambos os gêneros, que apresentavam queixas referentes à obstrução nasal foram submetidas à radiografia do cavum. Os registros radiográficos (n = 120) foram avaliados de acordo com parâmetros categóricos e quantitativos, e dados resultantes foram comparados ao exame padrão-ouro de videonasofaringoscopia, em relação às suas taxas de acurácia (sensibilidade, valor preditivo negativo, especificidade e valor preditivo positivo).RESULTADOS: os parâmetros radiográficos categóricos apresentaram baixa sensibilidade para a identificação de pacientes portadores de 2/3 de obstrução do espaço coanal. No entanto, alguns destes parâmetros apresentaram especificidades relativamente altas quando 3/4 de obstrução coanal era o ponto de corte de interesse. Dentre as variáveis quantitativas, um modelo matemático se mostrou mais adequado para identificar pacientes com mais de 2/3 de obstrução coanal.CONCLUSÃO: este modelo demonstrou, assim, ser potencialmente útil como método de rastreamento para identificação de pacientes com pelo menos 2/3 de obstrução adenoidiana. Além disso, um dos parâmetros categóricos analisados demonstrou ser relativamente mais útil e potencialmente seguro para eliminar pacientes queixosos com menos de 3/4 de obstrução a serem indicados à adenoidectomia. (AU)

Processo FAPESP: 08/53538-0 - Diagnostico de hipertrofia de tonsila faringea empregando tres metodos distintos: raio x simples de cavum, telerradiografia de perfil e nasofibroscopia.
Beneficiário:Shirley Shizue Nagata Pignatari
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular