Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Expansão dos solos hidromórficos e mudanças na paisagem: um estudo de caso na região Sudeste da Amazônia Brasileira

Texto completo
Autor(es):
Vania Rosolen [1] ; Uwe Herpin [2]
Número total de Autores: 2
Afiliação do(s) autor(es):
[1] Universidade Federal de Uberlândia. Campus Santa Mônica
[2] Universidade de São Paulo. ESALQ. NUPEGEL
Número total de Afiliações: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Acta Amazonica; v. 38, n. 3, p. 483-490, 2008-00-00.
Resumo

Na região sudoeste da Amazônia brasileira, foi realizado um estudo detalhado da cobertura pedológica em uma toposseqüência representativa da paisagem regional, caracterizada por baixos platôs com depressões topográficas. Os resultados indicaram que os processos pedogenéticos podem ser considerados como responsáveis pelo rebaixamento topográfico e mudanças da paisagem natural. O principal fator envolvido neste processo de transformação é a expansão remontante da hidromorfia, a partir das depressões topográficas desenvolvidas nas superfícies dos platôs. Este processo envolve transformações e degradações internas na matriz do solo acarretando em modificações na estrutura, composição química e diminuição do volume do solo. (AU)

Processo FAPESP: 97/01550-0 - Estrutura, mineralogia e dinâmica de uma paisagem laterítica afetada pela hidromorfia na parte alta do modelado na região de Porto Velho (RO) e Humaitá (AM)
Beneficiário:Vania Silvia Rosolen
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado