Busca avançada
Ano de início
Entree

A não-linearidade coclear: efeito nas emissões otoacústicas, no limiar diferencial de intensidade e na habilidade de resolução temporal

Processo: 05/02474-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Renata Mota Mamede Carvallo
Beneficiário:Renata Mota Mamede Carvallo
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):06/53312-6 - A não-linearidade coclear: efeito nas emissões otoacústicas, no limiar diferencial de intensidade e na habilidade de resolução temporal, BP.TT
Assunto(s):Audiologia  Nervo coclear  Emissões otoacústicas  Células ciliadas auditivas  Perda auditiva 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Emissoes Otoacusticas | Nao Linearidade Coclear | Resolucao Temporal | Audiologia

Resumo

Em situação confortável de escuta, como em ambiente silencioso, a sensibilidade normal para tons puros pode depender da atividade de apenas parte do conjunto de células ciliadas externas (CCE) e das respectivas fibras associadas a estas células. As emissões otoacústicas, por envolverem efeito de somação de ação das CCE, podem ser mais sensíveis a alterações iniciais na função coclear. Para avaliar com maior precisão o grau do comprometimento auditivo, informações sobre o limiar de emissões otoacústicas e o efeito de compressão coclear, ambos estimados pelas curvas de crescimento de emissões otoacústicas, e o perfil de comportamento do limiar diferencial de intensidade, podem contribuir para uma maior compreensão das alterações nas perdas auditivas. A motivação para este estudo foi derivada do interesse no conhecimento sobre a influência de alteração de células ciliadas externas sobre o comportamento do limiar diferencial de intensidade e, sobre o perfil das curvas de crescimento das emissões otoacústicas - produto de distorção, em indivíduos com e sem queixa auditiva. Objetivo: verificar as funções de compressão e não-linearidade de amplificação coclear, correlacionando o limiar diferencial de intensidade, o perfil das curvas de crescimento das emissões otoacústicas, e a habilidade de resolução temporal em indivíduos com e sem alteração auditiva. Metodologia : a casuística deste estudo será composta por um total de 90 indivíduos com idades entre 12 e 30 anos, 45 homens e 45 mulheres, compondo 3 grupos com 30 participantes (15 do gênero feminino e 15 do masculino) Grupo 1- com perda auditiva sensório neural leve; Grupo 2 - sem queixa auditiva e com limiares de até 15 dB nas freqüências de 250 a 8000 Hz; Grupo 3 - com diagnóstico de transtorno de processamento auditivo, porém com limiares de até 25 dB nas freqüências de 250 a 8000 Hz... (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GANDOLFI SANCHES, SEISSE GABRIELA; SANCHEZ, TANIT GANZ; MAMEDE CARVALLO, RENATA MOTA. Influence of Cochlear Function on Auditory Temporal Resolution in Tinnitus Patients. AUDIOLOGY AND NEURO-OTOLOGY, v. 15, n. 5, p. 273-281, . (05/02474-3)
SANCHES, SEISSE GABRIELA GANDOLFI; SAMELLI, ALESSANDRA GIANNELLA; NISHIYAMA, ANNE KELLIE; SANCHEZ, TANIT GANZ; CARVALLO, RENATA MOTA MAMEDE. Teste GIN (Gaps-in-Noise) em ouvintes normais com e sem zumbido. Pró-Fono Revista de Atualização Científica, v. 22, n. 3, p. 257-262, . (05/02474-3)
BUZO, BYANKA CAGNACCI; MAMEDE CARVALLO, RENATA MOTA. Psychoacoustic analyses of cochlear mechanisms in tinnitus patients with normal auditory thresholds. INTERNATIONAL JOURNAL OF AUDIOLOGY, v. 53, n. 1, p. 40-47, . (05/02474-3)