Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo in situ do efeito protetor de uma solução de bicarbonato de sódio em esmalte dental após simulação de desafios erosivos endógenos

Processo: 06/05623-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Mônica Campos Serra
Beneficiário:Danielle Cristine Furtado Messias
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Bicarbonato de sódio   Perfilometria   Dentística   Esmalte dentário
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bicarbonato De Sodio | Erosao Endogena | Esmalte Dental | Perfilometria | Dentística

Resumo

Uma das medidas recomendadas para o controle da progressão de lesões de erosão dental de origem intrínseca é o enxague bucal com solução de bicarbonato de sódio (NaHCO3), visando a neutralização de ácidos gástricos presentes na cavidade bucal. Contudo, a prescrição de tal solução faz-se em bases empíricas. Assim, este estudo avaliará se uma solução de NaHCO3, em contato com esmalte dental submetido à simulação de desafios erosivos endógenos, minimizaria a profundidade de desgaste desse tecido, através de um modelo in situ. Fragmentos de esmalte bovino, cujos valores de microdureza encontrarem-se mais próximos da média geral, serão selecionados e esterilizados. Quatorze voluntários participarão deste estudo, composto por duas fases de 5 dias cada, utilizando dispositivos intrabucais, contendo, em cada lado (direito e esquerdo) 2 fragmentos de esmalte. Após um período de lead-in de 2 dias, os voluntários iniciarão o uso do aparelho e, depois de 24 h, aguardadas para equilíbrio iônico entre espécime e ambiente oral e formação da película adquirida, solução ácida será aplicada sobre os fragmentos de um lado do dispositivo por 2 min, 3 vezes ao dia. Em seguida, os aparelhos serão reinseridos na cavidade oral e os voluntários realizarão enxague bucal com solução de NaHCO3 ou água deionizada por 60 s, de maneira alternada e independente em cada fase experimental, cuja seqüência será definida por sorteio, caracterizando, assim, um experimento do tipo cross-over 2x2. Após o término das duas etapas, serão realizados traçados perfilométricos. Os valores de profundidade de desgaste em relação à superfície intacta serão considerados para a análise estatística.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FURTADO MESSIAS, DANIELLE CRISTINE; MAEDA, FERNANDO AKIO; TURSSI, CECILIA PEDROSO; SERRA, MONICA CAMPOS. Effect of Dentifrices Against Hydrochloric Acid-induced Erosion. ORAL HEALTH & PREVENTIVE DENTISTRY, v. 9, n. 3, p. 269-273, . (06/05623-2)
MESSIAS, DANIELLE C. F.; TURSSI, CECILIA P.; HARA, ANDERSON T.; SERRA, MONICA C.. Sodium bicarbonate solution as an anti-erosive agent against simulated endogenous erosion. European Journal of Oral Sciences, v. 118, n. 4, p. 385-388, . (06/05623-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MESSIAS, Danielle Cristine Furtado. Efeito in situ de uma solução de bicarbonato de sódio em esmalte dental após simulação de desafios erosivos endógenos. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.