Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da uréia na cinética de cristalização de mulita

Processo: 07/02701-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Gilmar Patrocínio Thim
Beneficiário:Luciana de Simone Cividanes Coppio
Instituição Sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Cinética   Processo sol-gel   Mulita
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinética | mulita | sol-gel | sol-gel

Resumo

Mulita é um material cerâmico com grandes aplicações tecnológicas. Devido às suas propriedades químicas, físicas e mecânicas ela tem sido utilizada como peças ou partes de peças que estão sujeitas a grandes esforços mecânicos e ambientes extremamente corrosivos. As suas propriedades físico-químicas estão correlacionadas com o método de síntese utilizado. Dentre os diversos métodos de síntese disponíveis para a obtenção de mulita, o método sol-gel é um dos mais atraentes, possibilitando a obtenção de materiais com elevado grau de pureza e controle de suas propriedades. Mulita pode ser obtida pelo processo sol-gel através de duas rotas de síntese: monofásico e difásico. Neste trabalho será estudada a síntese de mulita pelo processo sol-gel utilizando a rota monofásica e estudo da influência na uréia no processo de cristalização da mulita. O mecanismo da reação será estudado por ressonância magnética nuclear, espectroscopia no infravermelho e difração de raios-X. Os parâmetros cinéticos serão obtidos pelo método não isotérmico, utilizando o modelo de Avrami.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPOS, T. M. B.; CIVIDANES, L. S.; BRUNELLI, D. D.; SAKANE, K. K.; THIM, G. P.. Effect of ethylene glycol on the mullite crystallization. Journal of the European Ceramic Society, v. 32, n. 4, p. 835-842, . (07/02701-5)