Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel do sistema histaminérgico nos processos de aprendizagem e memória em carassius auratus após ablação cerebelar.

Processo: 07/06041-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Fisiológica
Pesquisador responsável:Rosana Mattioli
Beneficiário:Diogo Costa Garção
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Psicobiologia   Cerebelo   Pirilamina   Aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | cerebelo | L-histidina | pirilamina | Zolantidina | Psicobiologia

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo investigar o efeito farmacológico do precursor da histamina (L-histidina) e dos antagonistas dos receptores H1 (Pirilamina) e H2 (Zolantidina) na consolidação da memória de esquiva inibitória em Carassius auratus após ablação cerebelar. Para isso, serão realizados três experimentos, sendo empregados os mesmos procedimentos experimentais, no entanto diferem nos tratamentos farmacológicos realizados, que serão: I - L-histidina (dose: 100mg/kg) II - Pirilamina (dose: 20mg/kg) e III - Zolantidina (dose: 20mg/kg), sendo todos acompanhados de dois grupos controle, um injetado com solução salina e outro da cirurgia (Lesão Fictícia). Um aquário será dividido em dois compartimentos iguais por uma porta tipo guilhotina, sendo um compartimento branco e o outro preto, este ultimo associado a um sistema de polia, do qual um peso poderá ser liberado na extremidade do compartimento. Após três dias de recuperação da cirurgia, será realizado o procedimento comportamental em três dias consecutivos, sendo eles: Habituação, Treino - composto por cinco treinos (T1, T2, T3, T4 e T5) e Teste. O tratamento farmacológico será realizado via intraperitoneal após dez minutos do último treino (T5) e em seguida os peixes serão recolocados no aquário de origem. O tempo utilizado pelo animal para entrar no compartimento escuro (latência) será registrado em segundos nos treinos e no teste, os quais serão considerados como indicadores comportamentais de aprendizagem, também será quantificada a atividade locomotora dos animais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
D.C. GARÇÃO; R. MATTIOLI. L-histidine reduces inhibitory avoidance in Carassius auratus submitted to cerebellar ablation. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 42, n. 1, p. 135-140, . (07/06041-0)