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Educação permanente em saúde na re-construção das ações de cuidado coletivo do enfermeiro na atenção básica em saúde

Processo: 08/00921-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Cinira Magali Fortuna
Beneficiário:Cinira Magali Fortuna
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):10/02506-0 - Educação Permanente em Saúde na re-construção das ações de cuidado coletivo do enfermeiro na atenção básica em saúde, BP.TT
09/01006-7 - Educação Permanente em Saúde na re-construção das ações de cuidado coletivo do enfermeiro na atenção básica em saúde, BP.TT
Assunto(s):Enfermagem em saúde pública  Educação continuada  Processos de trabalho  Programa Saúde da Família 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atenção primária | educação permanente em saúde | Enfermagem em Saúde Comunitária | Processo de Trabalho em Saúde | Programa Saúde da Família | Saúde Coletiva

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar, através da Educação Permanente em Saúde, os processos de trabalho de uma equipe de Saúde da Família da rede de atenção básica, identificando potencialidades e limites para execução das ações de cuidado coletivo, bem como, a contribuição do enfermeiro nessas ações, propondo dispositivos e ferramentas que qualifiquem o saber/fazer desse profissional e da equipe de saúde. Nessa pesquisa consideramos ações de cuidado coletivo aquelas relativas à construção conjunta do diagnóstico da área (processo de territorialização), ações de promoção da saúde, de monitoramento e avaliação das ações, de participação e controle social, de educação em saúde, de intersetorialidade e de gerenciamento local na perspectiva da construção de projetos coletivos de trabalho. O referencial teórico-metodológico utilizado compõe-se do processo de trabalho em saúde, da Educação Permanente em Saúde, da micropolítica, de alguns conceitos da análise institucional e grupos operativos da escola argentina. A abordagem metodológica do estudo é qualitativa, é uma pesquisa-intervenção com a intencionalidade de construir novos saberes e fazeres com os trabalhadores. Serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com Enfermeiros do Programa de Saúde da Família, análise documental e grupos operativos com os trabalhadores de uma equipe. As entrevistas e os encontros grupais serão gravados e transcritos. Utilizaremos ainda como fonte de dados documentos referentes as atividades de cuidado coletivo. A análise do material empírico será realizada através da análise de discurso da escola francesa e dos grupos operativos de Pichon-Riviére. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CINIRA MAGALI FORTUNA; SILVIA MATUMOTO; MARIA JOSÉ BISTAFA PEREIRA; SILVANA MARTINS MISHIMA; LAUREN SUEMI KAWATA; CELIANE CAMARGO-BORGES. O enfermeiro e as práticas de cuidados coletivos na estratégia saúde da família. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 19, n. 3, p. 581-588, . (08/00921-0)
FORTUNA, CINIRA MAGALI; MATUMOTO, SILVIA; BISTAFA PEREIRA, MARIA JOSE; CAMARGO-BORGES, CELIANE; KAWATA, LAUREN SUEMI; MISHIMA, SILVANA MARTINS. Educação permanente na estratégia saúde da família: repensando os grupos educativos. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 21, n. 4, p. 990-997, . (11/14440-7, 08/00921-0)
FORTUNA, CINIRA MAGALI; MATUMOTO, SILVIA; BISTAFA PEREIRA, MARIA JOSE; MISHIMA, SILVANA MARTINS; KAWATA, LAUREN SUEMI; CAMARGO, CELIANE BORGES. Nurses and the Collective Care Practices Within the Family Health Strategy. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 19, n. 3, p. 581-588, . (08/00921-0)